Curso de Psicologia realiza webinar internacional com universidade da Argentina
Publicado em 13/06/2025
Por Imprensa Unoesc Chapecó

Em uma noite que atravessou fronteiras geográficas e culturais, o auditório do Bloco A da Unoesc Chapecó se transformou em ponto de encontro entre saberes, experiências e intercâmbio entre países. Na quinta-feira (5), estudantes e professores do curso de Psicologia da Unoesc e da Universidad de la Cuenca del Plata (UCP), da Argentina, reuniram-se virtualmente para compartilhar apresentações e vivências em um webinar.
A atividade integrou o componente curricular “Psicologia e Intervenção Psicossocial”, ministrada aos estudantes da sétima fase do curso. A abertura ficou por conta de dois professores, um de cada país, que apresentaram a proposta do encontro. Na sequência, os estudantes apresentaram e debateram as suas pesquisas e intervenções. Ao todo no evento, foram 11 trabalhos, frutos do envolvimento direto com realidades sociais.
Entre o público, 40 estudantes participaram presencialmente, enquanto outros 100, de diferentes campi do Brasil e da Argentina, acompanharam a atividade a distância. Representando a Unoesc Chapecó estiveram presentes a coordenadora do curso, professora Talita Zanferari, e as docentes Camilia Susana Faller e Michele Gaboardi Lucas. Os temas apresentados tiveram foco em idosos, imigrantes e crianças em contexto de vulnerabilidade, visando a qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos.
— Nosso curso apresentou uma atividade realizada com imigrantes de Chapecó. A noite deixou evidente a importância do futuro profissional de Psicologia estar atento às demandas da sociedade. Ampliar o conhecimento a respeito da inserção profissional nos mais distintos contextos sociais na realidade brasileira e argentina — afirma a coordenadora Talita Zanferari.
A docente também destacou o valor da troca ao permitir um mergulho em outras realidades e modos de atuação.
— Essa vivência proporciona uma ampliação do olhar dos nossos estudantes, contribuindo para uma percepção mais ampla e conectada das demandas sociais da América Latina.
Betina Pottratz Schwarbach é estudante do sétimo período de Psicologia e avaliou o evento como uma troca fundamental para sua carreira.
— Eu me senti acolhida ao compartilhar nossas experiências com as outras universidades da Unoesc e da UCP. Percebi que, mesmo longe, entre países diferentes, temos algo em comum, o desejo de entender e estudar a Psicologia e olhar para as questões sociais — pontua.
Na avaliação da estudante Jéssica Marques, do sétimo período de Psicologia, a experiência foi enriquecedora também no ponto de vista humano.
— A oportunidade de conhecer a realidade da atuação psicológica em outro país ampliou minha percepção sobre a diversidade de práticas, desafios e estratégias utilizadas por profissionais em contextos socioculturais distintos. Foi muito significativo perceber que, embora existam diferenças no sistema de formação, políticas públicas e recursos disponíveis, os princípios éticos e o compromisso com o cuidado humano são valores compartilhados entre os países — finaliza.