Página inicial O que acontece Curso de Psicologia realiza intervenções de promoção e valorização da vida e prevenção ao suicídio
Graduação Notícia Xanxerê

A nona fase do curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê realizou, no dia 13 de março, intervenções voltadas à prevenção do suicídio e à valorização da vida. Sob a coordenação do professor Fábio Augusto Lise, diversas atividades foram promovidas, visando alcançar públicos variados e empregar técnicas alternativas e atrativas.

As intervenções, conteúdo do componente curricular de “Intervenções em Contextos de Violência e Vulnerabilidade”, destacaram-se pela abordagem sensível e proativa, envolvendo estudantes e professores em uma atmosfera de acolhimento e conscientização.

Entre as atividades desenvolvidas, com a participação ativa dos estudantes que se engajaram na promoção de práticas criativas e impactantes, ocorreram workshops interativos, técnicas de dinâmicas de grupo e psicoeducação, todas cuidadosamente planejadas para estimular reflexões profundas e promover o diálogo aberto sobre questões relacionadas à saúde mental e ao bem-estar emocional.

O coordenador da atividade, professor Fábio Augusto Lise, enfatizou a importância dessas ações no contexto atual, ressaltando a necessidade de se criar espaços de escuta e apoio, especialmente em tempos de adversidades e desafios.

— Nosso objetivo vai além de fornecer informações sobre prevenção ao suicídio. Queremos também transmitir uma mensagem de acolhimento e parceria, incentivando a valorização da vida em todas as suas dimensões — afirmou o professor.

Diante dos desafios enfrentados pela sociedade em relação à saúde mental, iniciativas como essa desempenham um papel fundamental na construção de uma cultura de cuidado e apoio mútuo.

— A Unoesc Xanxerê reafirma seu compromisso com a promoção do bem-estar emocional e a prevenção do suicídio, investindo na formação de profissionais capacitados e engajados em transformar realidades. As intervenções realizadas representam um importante passo nessa jornada, demonstrando que, por meio da educação e da solidariedade, é possível construir um futuro mais saudável e acolhedor para todos — finalizou Fábio.