Página inicial O que acontece Curso de Psicologia realiza a III Jornada da Saúde Mental
Graduação São Miguel do Oeste

Curso de Psicologia realiza a III Jornada da Saúde Mental

Como forma de reflexão e debate pelo dia de luta Antimanicomial e luta contra o combate e exploração sexual e Infanto Juvenil, o curso de Psicologia da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste realizou no dia 18 de maio, a III Jornada da Saúde Mental. O debate foi realizado na sala 1G1 do campus […]


Como forma de reflexão e debate pelo dia de luta Antimanicomial e luta contra o combate e exploração sexual e Infanto Juvenil, o curso de Psicologia da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste realizou no dia 18 de maio, a III Jornada da Saúde Mental. O debate foi realizado na sala 1G1 do campus e contou com a participação de 40 inscritos entre acadêmicos e profissionais da área.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, a III Jornada da Saúde Mental objetivou principalmente a complementação dos estudos na área da saúde mental. Procurou proporcionar maior conhecimento sobre a área da saúde mental e o uso abusivo de álcool e outras drogas; compreender as diferentes formas de intervenção e tratamento; discutir a importância da saúde mental para o Oeste Catarinense, entre outros.

Para tanto, segundo a coordenadora, foram convidadas duas palestrantes, Márcia Fernanda de Mello Mendes e Semiramis Maria Amorin Vedovatto. Ambas explanaram sobre a questão do álcool e das drogas, abordado os cuidados com as pessoas e principalmente o preconceito. Para Lisandra, os acadêmicos puderam participar de momentos de interação e reflexão a cerca destes assuntos, “os acadêmicos se fizeram presentes e participaram o tempo todo das atividades, questionando, sugerindo, debatendo sobre os assuntos expostos”, completa.

O Ministério da Saúde bem como o Conselho Federal de Psicologia incentivam que o tema sobre saúde mental seja trabalhado pelos profissionais. Conforme a coordenadora, “procuramos sempre marcar este marco no dia 18 de maio, para lembrarmos a área mental ou psi, que é tão esquecida em nossa sociedade”.

Participação

A professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de Chapecó, Zuleide Maria Ignácio que participou da III Jornada da Saúde Mental, destacou o valor do debate e da temática. “Aproveito para informar mais uma vez que o evento foi muito interessante e proveitoso. Toda a logística de vocês, o conteúdo e a dinâmica das palestrantes merecem elogios”, referencia.

Para o acadêmico de Enfermagem, também da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de Chapecó, Tiago Labres, a jornada foi proveitosa. “Venho parabenizar o curso de Psicologia da Unoesc pelo evento e dizer que gostei muito de participar. Realmente as discussões foram enriquecedoras dos saberes sobre saúde mental e sobre a saúde em geral”, destaca.

 

Texto: Gisele Petry

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.