Curso de Psicologia promove atualização profissional com palestras e minicursos
Palestras e minicursos integram a Semana Acadêmica de Psicologia, da Unoesc Joaçaba, que encerra na próxima segunda-feira (3). Conforme a coordenadora, professora Jorgiana Baú Mena Barreto, o evento ocorre todos os anos com o objetivo de promover novos conhecimentos a alunos, professores e profissionais da área, complementando o aprendizado das disciplinas. — Os temas são […]
Publicado em 29/09/2016
Por Unoesc
Palestras e minicursos integram a Semana Acadêmica de Psicologia, da Unoesc Joaçaba, que encerra na próxima segunda-feira (3). Conforme a coordenadora, professora Jorgiana Baú Mena Barreto, o evento ocorre todos os anos com o objetivo de promover novos conhecimentos a alunos, professores e profissionais da área, complementando o aprendizado das disciplinas.
— Os temas são sempre pensados na atualização do profissional de Psicologia. Nunca temos uma temática específica, o objetivo é promover uma discussão de assuntos diversos, para subsidiar alunos e professores com conhecimentos extras — disse.
A abertura aconteceu no dia 30 de agosto, com a exibição do filme “Nise – O coração da Loucura”, alusivo ao dia do psicólogo, comemorado em 27 de agosto. Dando sequência, no dia 12 de setembro, a psicóloga Kátia Gazzola Viana abordou o tema “Como dar notícias ruins”.
Já nesta segunda-feira (26), foi a vez do professor doutor Rafael Mariano Bittencourt ministrar a palestra “Maconha: da droga ilícita à planta medicinal”. O tema, que segundo o professor é polêmico, deve ser analisado com atenção pela população, já que diversos estudos comprovam as propriedades medicinais da Cannabis sativa (nome científico da maconha).
— O uso da maconha no tratamento de algumas doenças é algo sobre essa planta não muito conhecido pelas pessoas — comentou.
Alguns medicamentos feitos a partir de substâncias selecionadas da planta, como é o caso do Canabidiol, atuam no sistema nervoso central, ajudando a tratar doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade.
— Os acadêmicos, como futuros psicólogos, terão contato com pessoas que utilizam diversos medicamentos dentro da psicofarmacologia. E os canabinóides estarão muito presentes futuramente — falou o professor sobre a importância do tema para os estudantes de Psicologia.
Encerrando o evento, a palestra “Psicodrama Organizacional: Desenvolvendo Competências para e nas Organizações” será ministrada pela psicóloga Márcia Bernardes, no dia 3 de outubro.