Curso de Psicologia da Unoesc Videira presta atendimento a desabrigados pelo tornado em Tangará
Com o objetivo de auxiliar os moradores do município de Tangará, atingidos no mês de agosto por um tornado, o curso de Psicologia da Unoesc Videira está desenvolvendo um trabalho de intervenção, prestando auxílio psicológico por meio da escuta ativa e acolhimento. Durante a semana, um grupo de acadêmicos do curso da 10ª fase, acompanhados […]
Publicado em 27/08/2020
Por Unoesc
Com o objetivo de auxiliar os moradores do município de Tangará, atingidos no mês de agosto por um tornado, o curso de Psicologia da Unoesc Videira está desenvolvendo um trabalho de intervenção, prestando auxílio psicológico por meio da escuta ativa e acolhimento. Durante a semana, um grupo de acadêmicos do curso da 10ª fase, acompanhados por professores psicólogos e psicólogos egressos do curso, realizam encontros nos locais onde as pessoas estão abrigadas temporariamente.
—Catástrofes como esta causam, além dos danos materiais, uma forte carga de estresse. Juntamente a isso, ocorre a manifestação da sensação de exposição a perigo eminente, risco à integridade física e emocional das pessoas envolvidas, gerando assim um possível comprometimento à saúde mental—, explicou o professor Dr. Adriano Schlösser, coordenador do curso de Psicologia.
Adriano afirma que a atividade realizada pelo curso integra um campo chamado Psicologia em cenários de Emergências e Desastres, fazendo o acompanhamento das pessoas afetadas, auxiliando no processo de reconstrução da imagem social, retomada das atividades. Isso ocorre por meio do suporte emocional das perdas físicas e materiais, auxiliando inclusive na elaboração do processo de luto, onde aparecem alterações cognitivas e emocional frente a vivência do trauma.
— Nosso trabalho busca atuar nestas necessidades psicossociais e emocionais. Nessa intervenção, fazemos escuta atenta das incertezas presentes neste ambiente de impacto, desolamento e destruição, fazendo manejo e mediações das emoções das vítimas e familiares para encontrarem o ponto de equilíbrio dos problemas causados pelo evento climático, auxiliando-os na retomada de suas vidas— conclui Adriano Schlösser.
Adriano lembra também, que além do atendimento prestado em Tangará nos espaços onde as pessoas estão abrigadas, o curso de Psicologia da Unoesc Videira também está fazendo o acompanhamento terapêutico a pessoas vulneráveis socioeconomicamente, na clínica psicológica, em ambiente denominado Serviço de Atendimento Psicológico (Sapsi), que funciona anexo ao Núcleo de Práticas Jurídicas da Unoesc, próximo ao fórum da comarca de Videira.