Curso de Pedagogia promove atividade para instrumentalizar professores para novas tecnologias
O curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê promoveu, no neste mês de novembro, o curso de extensão “Instrumentalizando o professor para novas metodologias: o uso de games e ferramentas tecnológicas”, ministrado pela professora Sandra Salete Poletto. A gamificação na aprendizagem surge como uma solução para estimular a ação coletiva e colaborativa. Como a prática trabalha […]
Publicado em 26/11/2021
Por Unoesc
O curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê promoveu, no neste mês de novembro, o curso de extensão “Instrumentalizando o professor para novas metodologias: o uso de games e ferramentas tecnológicas”, ministrado pela professora Sandra Salete Poletto.
A gamificação na aprendizagem surge como uma solução para estimular a ação coletiva e colaborativa. Como a prática trabalha com a ideia de recompensa, os alunos se sentem estimulados a vencer os desafios propostos pelo professor, favorecendo a aprendizagem e contribuindo com um maior repertório de possibilidade de atividades e interações.
Conforme a instrutora, professora Sandra, a interatividade faz parte do dia a dia das pessoas que, cada vez mais, precisam se apropriar desses recursos tecnológicos para fazer parte deste novo cenário e realidade do mundo. A forma de ensinar também passa por constantes transformações, por isso a importância em proporcionar aos professores e outros profissionais ligados à educação a desmistificação de ferramentas tecnológicas.
— Lançamos este curso para os professores aprenderem recursos como uso de jogos on-line, salas virtuais e outras ferramentas interativas para aprimorar seu desempenho em sala de aula, palestras, reuniões e cursos diversos. Não se trata apenas de um curso conceitual e de apresentação de conteúdo, mas uma oficina onde, a partir de modelos, todos os participantes aprendam a usar efetivamente e adaptar as ferramentas para sua necessidade — relata a professora.
Josiane Crusaro Simoni, participante, relata que o curso veio ao encontro dos seus objetivos, pois, diante da realidade vivenciada nos territórios escolares, cada vez mais se faz necessário o conhecimento e a utilização de diferentes ferramentas pedagógicas, em especial a utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação.
— Pensando em práticas pedagógicas na sala de aula e, para além dela, me senti desafiada a repensar conteúdos, metodologias e avaliações no Ensino Religioso, na História e no Projeto de Vida, disciplinas que atuo neste ano letivo. Ao mesmo tempo em que me sinto grata por esta formação, estou na expectativa por outras que garantam minha qualificação e realização pessoal — comenta Josiane.
*Com informações de Janine Lauschner Beltrame.