Página inicial O que acontece Curso de Fisioterapia promove workshops e palestras com renomados profissionais da área
Graduação Evento Palestra Ensino Joaçaba

Curso de Fisioterapia promove workshops e palestras com renomados profissionais da área

O curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba realizou, entre os dias 22 e 26 de maio, a 20ª Semana Acadêmica de Fisioterapia. Conforme a programação, aberta também ao público externo, ocorreram workshops e palestras com renomados profissionais da área. Foi uma oportunidade para fornecer conhecimentos sobre tendências, inovações e nichos de mercado. O coordenador do […]


O curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba realizou, entre os dias 22 e 26 de maio, a 20ª Semana Acadêmica de Fisioterapia. Conforme a programação, aberta também ao público externo, ocorreram workshops e palestras com renomados profissionais da área. Foi uma oportunidade para fornecer conhecimentos sobre tendências, inovações e nichos de mercado.

O coordenador do curso de Fisioterapia, professor Eduardo Linden Junior, explicou que os temas da Semana Acadêmica foram escolhidos no início do ano, durante a reunião do colegiado, juntamente com os professores e acadêmicos. Eles sugeriram temas atuais e inovadores, que fossem importantes para o crescimento acadêmico e profissional.

— Na Semana Acadêmica foram realizados quatro workshops, com o objetivo de fazer com que o aluno coloque a ‘mão na massa’, e faça algo diferente daquilo que já vem fazendo nas disciplinas normais do curso — observou o coordenador.

No primeiro dia, ocorreu o workshop “Terapia respiratória pediátrica e neonatal”, com o doutor Marcelo Taglietti. Ele é formado pela Unoesc, na terceira turma, atua há muito nessa área e tem grande experiência nesse tipo de terapia. À noite, Marcelo ministrou a palestra “Ventilação mecânica em neonatologia”, semelhante ao que ele abordou à tarde, só que mais focado na UTI Neonatal. Na sequência, o professor da casa, Gustavo Deon, falou sobre “Atitude e liderança” um tema bastante importante para os fisioterapeutas e futuros profissionais.

O workshop “Tópicos em Fisioterapia Dermatofuncional” foi realizado na quarta-feira, pela Gabriela Karina Maresh.  À noite, a doutora Carolina Boeira Vargas ministrou a palestra “Fisioterapia na cirurgia bariátrica”, e a doutora Daniela Oliva falou sobre “Fisioterapia oftálmica”.

No dia seguinte, a doutora Carolina Boeira Vargas foi a responsável pelo workshop “Atuação do profissional fisioterapeuta no atendimento clínico e cirúrgico da obesidade”. À noite, o público participou da palestra “Evidências científicas no tratamento da síndrome do impacto do ombro e da epicondilite lateral”, com o doutor Alexandre Marcolino. Em seguida, a palestra “Auriculoterapia” foi realizada pelo professor Celso Takemoto. No último dia, 26 de maio, o doutor Alexandre Marcolino ministrou o workshop “Terapia manual nas disfunções do punho e mão”.

Durante a semana passada, o curso também realizou o “Open Lab”. Trata-se de uma atividade onde os professores da casa realizaram de maneira rápida cursos fisioterapêuticos novos. Os participantes foram divididos em três grupos e passaram pelas três atividades, que ocorreram concomitantemente. “Termografia”, “Gameterapia”, assim como aparelhos de estética para serem utilizados no tratamento de estrias, foram os temas abordados durante a atividade.

— Os professores apresentaram o método e aplicaram em um paciente para que os estudantes conhecessem como funciona. É uma oportunidade para os acadêmicos conviverem com aquilo que tenham interesse de trabalhar futuramente — afirmou. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.