Curso de Farmácia entrega caixas organizadoras de medicamentos à Secretaria de Assistência Social
O curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste entregou, na terça-feira (24), 224 caixas organizadoras de medicamentos para a Secretaria de Assistência Social do município de São Miguel do Oeste. A Secretaria de Assistência Social repassará as caixas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e polimedicadas, ou seja, que tomam cinco ou […]
Publicado em 25/11/2020
Por Unoesc
O curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste entregou, na terça-feira (24), 224 caixas organizadoras de medicamentos para a Secretaria de Assistência Social do município de São Miguel do Oeste. A Secretaria de Assistência Social repassará as caixas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e polimedicadas, ou seja, que tomam cinco ou mais medicamentos por dia.
Segundo o coordenador do curso de Farmácia, professor Everton Boff, as caixas proporcionarão maior segurança aos pacientes.
— Os usuários terão seus medicamentos mais bem organizados, inclusive separados por turnos e/ou horários de administração, possibilitando um tratamento farmacológico seguro. A maioria das pessoas beneficiadas são idosos e polimedicados, que nem sempre possuem medicamentos organizados e guardados de maneira correta, o que acaba remetendo-os a erros que, muitas vezes, comprometem a saúde e até a vida — observa o coordenador.
A diretora de Assistência Social do município de São Miguel do Oeste, Marcionize Filipini, destaca a importância das caixas organizadoras, confeccionadas pelos acadêmicos do curso de Farmácia.
— A caixa organizadora de medicamentos é uma estratégia que encontramos para que os idosos tomem a medicação de forma correta. Vamos desenvolver um trabalho de orientação com os cuidadores, com as pessoas responsáveis e, em determinados casos, com os próprios idosos, a fim de proporcionar maior segurança e cuidado com a saúde — ressalta a diretora de Assistência Social.
Caixas foram confeccionadas por acadêmicos
As caixas organizadoras de medicamentos foram confeccionadas pelos acadêmicos do curso de Farmácia, que possuem bolsas de estudo do Art. 170. A acadêmica Suelle Zorgetz conta que fez caixas coloridas com o objetivo de facilitar a visualização dos idosos e que eles tomem a medicação no horário e na quantia correta.
— A atividade reforça a importância de o farmacêutico se colocar no lugar das pessoas e proporcionar segurança na hora de tomarem a medicação — conclui a futura farmacêutica.
Para o coordenador do curso, professor Everton Boff, a ação contribui para que os acadêmicos sejam profissionais conscientes de suas responsabilidades, principalmente, com as populações mais vulneráveis a cometerem erros no uso de medicamentos.
— Assim, o futuro profissional sai da Universidade sabedor que também tem o dever e a responsabilidade de melhorar a vida e a saúde das pessoas. Sabedor que deve atuar com princípios de ‘comunidade’ e que os conhecimentos profissionais devem se estender também para atividades de cunho social, humanitário, cidadão e moral/ético para o correto uso dos medicamentos pela população — finaliza Boff.