Página inicial O que acontece Curso de Engenharia Civil usa App de realidade aumentada para avaliação do comportamento estrutural
Graduação Aulas Joaçaba

Curso de Engenharia Civil usa App de realidade aumentada para avaliação do comportamento estrutural

No mês de setembro, o curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, realizou uma avaliação do comportamento estrutural de elementos 3D através da realidade aumentada, atividade vinculada ao componente curricular: Análise estrutural, da quarta fase do curso. A atividade proposta teve como objetivo avaliar o comportamento estrutural de um caso real e assim permitir que […]


No mês de setembro, o curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, realizou uma avaliação do comportamento estrutural de elementos 3D através da realidade aumentada, atividade vinculada ao componente curricular: Análise estrutural, da quarta fase do curso.

A atividade proposta teve como objetivo avaliar o comportamento estrutural de um caso real e assim permitir que os acadêmicos pudessem conhecer uma estrutura sem que houvesse a necessidade de se deslocarem à uma obra.

De acordo com a professora do curso, Jhulis Marina Carelli, optou-se por utilizar o app Augin, de realidade aumentada (AR), e com base no que os acadêmicos haviam estudado, eles deveriam “locar” o prédio em um terreno real e avaliar a influência da topografia na estrutura, além de fazer fotos de imagens em AR dos elementos estruturais, indicando quais compõem a estrutura e que tipo de esforços resistem, tipos de vinculações e carregamentos.

— Imaginar o comportamento estrutural real de um edifício nem sempre é tarefa fácil. Conseguir entender onde a teoria alia-se à prática é algo que tento sempre despertar em meus alunos, a tecnologia nos traz as mais diversas possibilidades e, com todos fazendo sua parte, o resultado é sempre conhecimento e diversão — ressalta a professora.

Para a acadêmica, Vitória Regina da Silva, a atividade realizada com o auxílio de um aplicativo de realidade virtual permitiu observar minuciosamente os elementos estruturais que compõem uma edificação, uma vez que, após projetar a estrutura em um plano, conseguiram movimentar-se por dentro de todos os seus pavimentos.

— Foi uma experiência que demonstrou o real funcionamento dos elementos estruturais, tornando possível aplicar, em uma situação prática, os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer das aulas. É importante salientar que a atividade em realidade virtual foi, para mim, um novo método de aprendizado, pois nunca havia utilizado desta tecnologia — reitera Vitória.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.