Curso de Engenharia Civil usa App de realidade aumentada para avaliação do comportamento estrutural
No mês de setembro, o curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, realizou uma avaliação do comportamento estrutural de elementos 3D através da realidade aumentada, atividade vinculada ao componente curricular: Análise estrutural, da quarta fase do curso. A atividade proposta teve como objetivo avaliar o comportamento estrutural de um caso real e assim permitir que […]
Publicado em 14/10/2020
Por Unoesc

No mês de setembro, o curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, realizou uma avaliação do comportamento estrutural de elementos 3D através da realidade aumentada, atividade vinculada ao componente curricular: Análise estrutural, da quarta fase do curso.
A atividade proposta teve como objetivo avaliar o comportamento estrutural de um caso real e assim permitir que os acadêmicos pudessem conhecer uma estrutura sem que houvesse a necessidade de se deslocarem à uma obra.
De acordo com a professora do curso, Jhulis Marina Carelli, optou-se por utilizar o app Augin, de realidade aumentada (AR), e com base no que os acadêmicos haviam estudado, eles deveriam “locar” o prédio em um terreno real e avaliar a influência da topografia na estrutura, além de fazer fotos de imagens em AR dos elementos estruturais, indicando quais compõem a estrutura e que tipo de esforços resistem, tipos de vinculações e carregamentos.
— Imaginar o comportamento estrutural real de um edifício nem sempre é tarefa fácil. Conseguir entender onde a teoria alia-se à prática é algo que tento sempre despertar em meus alunos, a tecnologia nos traz as mais diversas possibilidades e, com todos fazendo sua parte, o resultado é sempre conhecimento e diversão — ressalta a professora.
Para a acadêmica, Vitória Regina da Silva, a atividade realizada com o auxílio de um aplicativo de realidade virtual permitiu observar minuciosamente os elementos estruturais que compõem uma edificação, uma vez que, após projetar a estrutura em um plano, conseguiram movimentar-se por dentro de todos os seus pavimentos.
— Foi uma experiência que demonstrou o real funcionamento dos elementos estruturais, tornando possível aplicar, em uma situação prática, os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer das aulas. É importante salientar que a atividade em realidade virtual foi, para mim, um novo método de aprendizado, pois nunca havia utilizado desta tecnologia — reitera Vitória.