Curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba celebra 25 anos de história
Publicado em 27/10/2025
Por Imprensa Unoesc
A Unoesc Joaçaba comemorou, na noite de sexta-feira (24), no Espaço Lúmen, os 25 anos do curso de Engenharia Civil. A solenidade reuniu dirigentes, técnicos administrativos, professores, estudantes, ex-coordenadores e egressos, além de autoridades e convidados.
Autorizado em 1996, o curso iniciou suas atividades em 2000, formou a primeira turma em 2004 e, desde então, tem se destacado pela qualidade do ensino, pela constante atualização tecnológica e pelo vínculo com o mercado de trabalho e com a comunidade. Em 2017, foi reconhecido com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a coordenadora, professora Jhulis Marina Carelli, ao longo de seus 25 anos de existência, o curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba graduou aproximadamente 900 profissionais, que hoje atuam em diferentes áreas e desempenham papel fundamental no desenvolvimento regional e nacional.
— Nestes 25 anos, formamos engenheiros e engenheiras que transformam o mundo com competência, ética e sensibilidade. Junto dos coordenadores, técnicos e docentes, cada um contribuiu para consolidar o curso, fortalecer sua identidade e construir a excelência que hoje celebramos — afirmou a coordenadora.
O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, ressaltou que a história e a relevância do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba foram construídas por pessoas determinadas a cumprir a missão social e comunitária da Instituição.
— Sentimos orgulho em oferecer um curso que, desde a sua criação, atua de forma estreita com a comunidade. São muitos os impactos gerados por meio de projetos de extensão, das pesquisas científicas realizadas em parceria com o terceiro setor e da prestação de serviços pelos laboratórios — enalteceu o reitor, agradecendo a todos que fazem parte dessa trajetória e reafirmando o compromisso com a excelência acadêmica e a inovação.
Homenagens
A cerimônia foi marcada por homenagens aos ex-coordenadores Sady Zago, Angela Zamboni Piovesan, José Carlos Azzolini, Eduarda de Magalhães Dias Frinhani e Scheila Lockstein, e à atual coordenadora Jhulis Marina Carelli, por contribuírem para o crescimento e a consolidação do curso de Engenharia Civil na Unoesc Joaçaba. O reconhecimento se estendeu à Atlética de Engenharia Civil, aos estudantes e egressos.
Na oportunidade, o diretor administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), engenheiro eletricista Roberto Luiz Diehl, que no ato representou o presidente da entidade, engenheiro civil e de segurança do trabalho Carlos Alberto Kita Xavier, entregou uma placa à coordenadora Jhulis Marina Carelli. A iniciativa destacou os serviços prestados pelo curso em prol do desenvolvimento sustentável catarinense.
O evento também contou com a divulgação de um vídeo, produzido pelo estudante Elnatã Porfírio do Nascimento Santos, com apoio das professoras Maiara Foiato e Jhulis Marina Carelli, retratando, ao longo dos anos, o percurso de aprendizados e conquistas que moldaram a identidade da Engenharia Civil na Unoesc Joaçaba.
Destaque ainda para o lançamento do livro comemorativo dos 25 anos, editado e publicado pela Editora Unoesc: “Conhecimento em Construção: 25 anos: Curso de Engenharia Civil Unoesc Joaçaba”. A obra foi desenvolvida pelos professores Fabiano Alexandre Nienov, Gislaine Luvizão, Jhulis Marina Carelli, Maiara Foiato e Scheila Lockstein, com a colaboração dos ex-coordenadores do curso e o patrocínio do CREA-SC, por meio da Associação dos Engenheiros Civis do Meio Oeste Catarinense (Aencimoc). A versão digital já está disponível gratuitamente à comunidade acadêmica.
Por fim, o público presente teve a oportunidade de conferir a palestra “Engenharia além dos cálculos: construindo horizontes”, ministrada pela engenheira civil Daniela Proner Canale, egressa do curso. A profissional é chefe da seção de Implantação de Soluções em Energia da WEG Equipamentos Elétricos, de Jaraguá do Sul (SC), e destacou como a Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, junto com o apoio e incentivo dos professores e com as bolsas de estudo que recebeu, foram decisivos para transformar a sua realidade, abrindo novos caminhos e oportunidades.























