Curso de Engenharia Bioenergética apresenta energias renováveis
O curso de Engenharia Bioenergética, do Campus de Xanxerê, está tendo participação destacada na Festa Estadual do Milho (Femi 2012), que acontece em Xanxerê até o próximo domingo (06). O curso desenvolve, durante a Feira, atividades no Campo Demonstrativo de Energias Renováveis. Nesse espaço, o curso apresenta algumas tecnologias voltadas às energias renováveis, como, por […]
Publicado em 03/05/2012
Por Unoesc
O curso de Engenharia Bioenergética, do Campus de Xanxerê, está tendo participação destacada na Festa Estadual do Milho (Femi 2012), que acontece em Xanxerê até o próximo domingo (06). O curso desenvolve, durante a Feira, atividades no Campo Demonstrativo de Energias Renováveis.
Nesse espaço, o curso apresenta algumas tecnologias voltadas às energias renováveis, como, por exemplo, um conjunto de placas solares fotovoltaicas que produzem energia elétrica carregando um conjunto de baterias que, por sua vez, alimentam uma bomba elétrica e várias lâmpadas da iluminação do local.
Ainda, o curso demonstra a casa sustentável, que explica como podemos aproveitar os recursos naturais em uma residência para economia de água e energia elétrica. Além disso, outro atrativo que tem chamado bastante a atenção é um carneiro hidráulico, construído com materiais simples e uma garrafa PET, que serve para aproveitar uma pequena queda de água.
Engenharia Bioenergética também apresenta aos visitantes da Feira um motor diesel de pequeno porte, que é alimentado com biodiesel de diversas origens – soja, algodão, girassol, canola e resíduos de fritura da cantina da própria Unoesc –, tendo sido produzido pelos acadêmicos do curso nos laboratórios do Campus.
O Campo Demonstrativo de Energias Renováveis está funcionando ao lado do bosque, durante toda a Femi 2012.