Página inicial O que acontece Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba promove reflexões sobre ética, bem-estar e saúde mental
Notícia Graduação Joaçaba

Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba promove reflexões sobre ética, bem-estar e saúde mental


Entre os dias 19 e 22 de maio, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba realizou sua “20ª Semana Acadêmica”. A programação incentivou o debate sobre temas relevantes à prática profissional e ao cuidado em saúde. O evento contou com palestras e mesa-redonda que abordaram desde os aspectos éticos da profissão até estratégias para lidar com os desafios emocionais da rotina da Enfermagem.

A abertura contou com a participação do secretário municipal de saúde de Ponte Serrada, egresso do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, Dani Felipe de Souza Pinto. Ele compartilhou sua experiência na gestão pública e destacou os aspectos éticos e legais que norteiam o exercício da profissão, reforçando a importância do compromisso com o cuidado responsável e com a legislação vigente.

A professora Scheila Sehnen falou sobre os caminhos para uma vida mais equilibrada, ao abordar o tema “Felicidade e bem-estar no século 21”. A programação também contou com a presença on-line de Lizeth Policarpo Valério, chefe do Departamento de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Angola. Ela compartilhou experiências e metodologias aplicadas em seu país, no painel “Cuidar de quem cuida”, destacando a importância do acolhimento e da valorização das equipes de saúde.

Outra atividade foi a mesa-redonda sobre saúde mental que reuniu a enfermeira Paula Lima e o psiquiatra Doutor João Molossi, que discutiram os principais transtornos enfrentados pelos profissionais da área, a importância da escuta qualificada e a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis. Encerrando a programação, a professora Fabiana Dallacosta falou sobre resiliência e os impactos da Síndrome do Esgotamento Profissional.

A semana reforçou o papel da Enfermagem como profissão essencial ao cuidado em saúde e a necessidade constante de valorização, formação e apoio aos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população.

— A função do enfermeiro ou trabalhador da área da saúde envolve muito a necessidade de lidar com pessoas em momentos de sofrimento. Então, eventos como esse são formas de a gente tentar fortalecer a psique dos nossos estudantes e também dos profissionais que vieram prestigiar. Além disso, buscamos abrir espaço para que as pessoas possam verbalizar sobre seus sofrimentos e que elas possam também encontrar meios para o enfrentamento de seus problemas também — afirmou o coordenador do curso, William Gavasso.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.