Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba promove reflexões sobre ética, bem-estar e saúde mental
Publicado em 26/05/2025
Por Imprensa Unoesc

Entre os dias 19 e 22 de maio, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba realizou sua “20ª Semana Acadêmica”. A programação incentivou o debate sobre temas relevantes à prática profissional e ao cuidado em saúde. O evento contou com palestras e mesa-redonda que abordaram desde os aspectos éticos da profissão até estratégias para lidar com os desafios emocionais da rotina da Enfermagem.
A abertura contou com a participação do secretário municipal de saúde de Ponte Serrada, egresso do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, Dani Felipe de Souza Pinto. Ele compartilhou sua experiência na gestão pública e destacou os aspectos éticos e legais que norteiam o exercício da profissão, reforçando a importância do compromisso com o cuidado responsável e com a legislação vigente.
A professora Scheila Sehnen falou sobre os caminhos para uma vida mais equilibrada, ao abordar o tema “Felicidade e bem-estar no século 21”. A programação também contou com a presença on-line de Lizeth Policarpo Valério, chefe do Departamento de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Angola. Ela compartilhou experiências e metodologias aplicadas em seu país, no painel “Cuidar de quem cuida”, destacando a importância do acolhimento e da valorização das equipes de saúde.
Outra atividade foi a mesa-redonda sobre saúde mental que reuniu a enfermeira Paula Lima e o psiquiatra Doutor João Molossi, que discutiram os principais transtornos enfrentados pelos profissionais da área, a importância da escuta qualificada e a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis. Encerrando a programação, a professora Fabiana Dallacosta falou sobre resiliência e os impactos da Síndrome do Esgotamento Profissional.
A semana reforçou o papel da Enfermagem como profissão essencial ao cuidado em saúde e a necessidade constante de valorização, formação e apoio aos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população.
— A função do enfermeiro ou trabalhador da área da saúde envolve muito a necessidade de lidar com pessoas em momentos de sofrimento. Então, eventos como esse são formas de a gente tentar fortalecer a psique dos nossos estudantes e também dos profissionais que vieram prestigiar. Além disso, buscamos abrir espaço para que as pessoas possam verbalizar sobre seus sofrimentos e que elas possam também encontrar meios para o enfrentamento de seus problemas também — afirmou o coordenador do curso, William Gavasso.