Curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba promove palestra sobre violência contra a mulher
Publicado em 31/05/2023
Por Unoesc

A professora Mariane Carolina de Almeida, do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, proporcionou uma experiência de aprendizado aos estudantes da quinta fase ao convidar a psicóloga Luciane Spier Zilio para uma palestra sobre violência contra a mulher. O encontro foi realizado na última sexta-feira (26).
Reconhecendo a necessidade de compreender e lidar com situações de violência, especialmente em um campo de atuação como a Enfermagem, a docente organizou a atividade no componente de “Saúde da Mulher”.
— Com a intenção de enriquecer a formação dos futuros enfermeiros, percebemos a importância de abordar um tema tão relevante e atual como a violência direcionada ao público feminino. Isso contribuirá significativamente para a atuação profissional, permitindo que eles sejam agentes de mudança e defensores da igualdade de gênero — ressalta a professora Mariana.
A psicóloga Luciane Spier Zilio, reconhecida por sua vasta experiência na área da violência contra a mulher, apresentou uma palestra abrangente. Através da sua fala, os estudantes adquiriram conhecimentos para identificar sinais de violência, compreender suas implicações psicológicas e sociais e aprender estratégias de intervenção adequadas.
Na palestra, a psicóloga enfatizou a importância da sensibilização e do engajamento dos profissionais de saúde, como os enfermeiros, na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra a mulher. Ela também destacou a relevância da abordagem humanizada no atendimento a vítimas de violência, ressaltando a empatia, o acolhimento e o respeito.
Os estudantes mostraram-se participativos, realizando questionamentos e manifestando interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
— Com essa iniciativa, o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba reafirma o seu compromisso com uma formação acadêmica completa e atualizada, que prepara seus estudantes para enfrentar os desafios da sociedade e promover uma saúde mais justa e igualitária para todos — enaltece a professora Mariane.
*Texto: Mayelle Hall/ Ascom Unoesc Joaçaba (com informações curso de Enfermagem).