Curso de Direito da Unoesc São Miguel promove a 2ª edição do Concurso de Debates
O Curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, em parceria com a JCI, promoveu nesta terça-feira (2) a 2ª edição do Concurso de Debates. Participaram da competição oito equipes, representando as turmas do Curso de Direito. O debate envolveu posicionamentos favoráveis ou contrários aos temas propostos, nos mesmos moldes das competições realizadas pela […]
Publicado em 06/10/2023
Por Unoesc

O Curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, em parceria com a JCI, promoveu nesta terça-feira (2) a 2ª edição do Concurso de Debates. Participaram da competição oito equipes, representando as turmas do Curso de Direito. O debate envolveu posicionamentos favoráveis ou contrários aos temas propostos, nos mesmos moldes das competições realizadas pela JCI no Brasil.
Foram escolhidos temas atuais do cenário jurídico, político, econômico e social brasileiro, tais como: redução da maioridade penal; porte de arma; reeleição para cargos do Poder Executivo; obrigatoriedade do Exame de Ordem; Democracia Representativa e a importância do SUS.
Profissionais externos compuseram o corpo de jurados da competição, sendo eles: a fonoaudióloga, Delcir Elisete Schwambach; a professora Doutora em Linguística Aplicada, Maria Bernadete Mustifaga; o advogado e presidente da 18ª Subseção da OAB/SC, Guilherme Nardi Neto e advogada e radialista do Grupo WH Comunicações, Luciane Mozer.
Para o Coordenador do Curso de Direito, professor Peterson Fernando Schaedler, a atividade possui um cunho pedagógico muito importante no sentido de desenvolver habilidades de oratória, correta dicção, postura em palco, argumentação, poder de síntese, todas fundamentais e essências para o profissional da seara jurídica.
O estudante da 10ª fase B, Gustavo José Gnoatto, salientou que esta é uma oportunidade ímpar da vida dos estudantes de Direito.
— É um momento no qual angariamos um grande aprendizado, principalmente no que tange ao nosso aperfeiçoamento da oratória. Todo o esforço vale muito a pena — enfatiza Gnoatto.
Para Aline Rodrigeri Nakalski, vice-presidente da JCI São Miguel, o projeto Debate Universitário visa contribuir para o desenvolvimento da oratória, bem como aguçar o senso crítico dos participantes.
— Uma forma de contribuir com os estudantes, apresentando o que aprendemos em nossa entidade. Sou extremamente grata em fazer parte desta organização — reforça Aline.
A equipe ganhadora da competição foi a 10ª fase B, composta pelos estudantes Gustavo José Gnoatto, Marine Lauschner e Tacieli Pereira. A estudante Julidiane Letícia Locatelli, da 4ª fase B, ganhou o prêmio de melhor debatedora da competição.






