Curso de Ciências Contábeis realiza premiação da 3ª Edição do Prêmio Caduceu de Ouro
Publicado em 27/11/2023
Por Imprensa Unoesc

Na sexta-feira (24), o curso de Ciências Contábeis, da Unoesc Joaçaba, realizou a “3ª Edição do Prêmio Caduceu de Ouro”. O evento ocorreu de maneira presencial, no Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), e contou com a presença de professores, estudantes e da diretora de Graduação da Unoesc Joaçaba, Jaciney Aparecida Danielly.
A premiação foi dividida em três categorias: “Estágio Contábil”, “Artigo Científico” e “Exame de Suficiência”. Para concorrer era necessário estar regularmente matriculado na disciplina de Estágio Contábil 1 e 2; ou na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2; ou ter realizado uma das edições (2023.1 e/ou 2023.2) do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Na categoria “Estágio Contábil”, o trabalho deveria conter resultados de estruturação, operacionalização, contabilização e apresentação de resultados econômicos, financeiros e gerenciais na simulação de empresa de acordo com diversos ramos e segmentos empresariais. O julgamento foi feito de acordo com a média semestral da disciplina.
Na categoria “Artigo Científico”, o trabalho deveria apresentar resultados sucintos de uma pesquisa científica enquadrado nas seguintes áreas temáticas: Atuárias; Auditoria e Perícia; Contabilidade Financeira; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Contabilidade Governamental e Terceiro Setor; Educação e Pesquisa em Contabilidade; Tributos; Tópicos Especiais em Contabilidade; Empreendedorismo e Inovação. Cada trabalho foi avaliado por dois professores, sendo eles: Graciele Tonial, Sergio Begnini e Dulcimar Julkovski, do Programa de Mestrado e Doutorado da Unoesc Chapecó.
Para assegurar a integridade da avaliação, cada trabalho recebeu um número e não foram reveladas as identidades dos autores. A classificação final de cada trabalho se deu pela média de notas das avaliações.
Na categoria “Exame de Suficiência”, a coordenação do curso realiza um levantamento no Edital de Publicação a fim de identificar os estudantes que realizaram a inscrição na 1ª e 2ª Edição do Exame. Na sequência, é consultado o resultado final dos aprovados no site da Consulplan. O estudante aprovado deve entregar uma cópia da consulta individual da prova objetiva para conferência da quantidade de acertos, sendo que o com maior número de acertos será considerado o vencedor. Havendo empate, como critério de desempate é considerado vencedor o estudante que tiver maior número de acertos na área de conhecimento com maior quantidade de questões.
— O prêmio tem como objetivos estimular o desenvolvimento da produção científica por meio de artigos científicos; promover o aprimoramento da técnica contábil por meio do estágio contábil; incentivar o ensino e a pesquisa, além de incentivar a participação dos acadêmicos na realização e aprovação do Exame de Suficiência — destaca o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor André Carlos Einsweiller.
Confira os vencedores de cada categoria:
Estágio Contábil:
1º lugar, com a média 9,43: Thainá Esquina e Viviane Ferranti, com o trabalho: “Moldulare Moldes S.A.”.
2º lugar, com a média 9,21: Emily Laisa Ubialle e Gustavo Vieira da Silva, com o trabalho:
“Pop Sweet Pipocas Gourmet S.A.”
3º lugar, com a média 9,03: Bruno Siqueira Neto e Marivânia Aparecida Siqueira, com o trabalho: “Bela Manhã Lacticínios S.A.”.
Artigo Científico:
1º lugar, com a média 9,88: Gustavo Hoffelder e Matheus de Sá Pauli, com o trabalho: “Fatores determinantes das empresas ambientalmente responsáveis listadas no Índice Carbono Eficiente (Ico2) da B3”.
2º lugar, com a média 9,84: Marianne Pilger Rigo, com o trabalho:
“Estrutura de governança e o desempenho das empresas listadas no segmento novo mercado da B3”.
3º lugar, com a média 9,49: Viviane Ferranti e Thainá Esquina, com o trabalho: “Influência da crença religiosa na responsabilidade social corporativa em mercados emergentes (Brics).
Exame de Suficiência:
1º lugar, com 29 acertos: Daiane da Silva.
Saiba mais sobre o Exame de Suficiência
O momento foi de parabenizar os estudantes que realizaram a 1ª ou 2ª Edição do Exame de Suficiência do CFC, de 2023. Nas duas edições deste ano, foram 12 acadêmicos da Unoesc Joaçaba, turma 2023/2, inscritos na prova, sendo destes quatro aprovados, o que equivale a 33,33% de aprovação. Além disso, também foram aprovados oito diplomados do curso, o que equivale a 28,57% dos que se inscreveram na prova. Todos os indicadores acima da média nacional que é de 17,35% e da média do Estado de Santa Catarina de 22,43%.