Página inicial O que acontece Curso de Ciências Contábeis realiza premiação da 3ª Edição do Prêmio Caduceu de Ouro
Graduação Notícia Joaçaba

Curso de Ciências Contábeis realiza premiação da 3ª Edição do Prêmio Caduceu de Ouro


Na sexta-feira (24), o curso de Ciências Contábeis, da Unoesc Joaçaba, realizou a “3ª Edição do Prêmio Caduceu de Ouro”. O evento ocorreu de maneira presencial, no Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), e contou com a presença de professores, estudantes e da diretora de Graduação da Unoesc Joaçaba, Jaciney Aparecida Danielly.

A premiação foi dividida em três categorias: “Estágio Contábil”, “Artigo Científico” e “Exame de Suficiência”. Para concorrer era necessário estar regularmente matriculado na disciplina de Estágio Contábil 1 e 2; ou na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2; ou ter realizado uma das edições (2023.1 e/ou 2023.2) do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Na categoria “Estágio Contábil”, o trabalho deveria conter resultados de estruturação, operacionalização, contabilização e apresentação de resultados econômicos, financeiros e gerenciais na simulação de empresa de acordo com diversos ramos e segmentos empresariais. O julgamento foi feito de acordo com a média semestral da disciplina.

Na categoria “Artigo Científico”, o trabalho deveria apresentar resultados sucintos de uma pesquisa científica enquadrado nas seguintes áreas temáticas: Atuárias; Auditoria e Perícia; Contabilidade Financeira; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Contabilidade Governamental e Terceiro Setor; Educação e Pesquisa em Contabilidade; Tributos; Tópicos Especiais em Contabilidade; Empreendedorismo e Inovação. Cada trabalho foi avaliado por dois professores, sendo eles: Graciele Tonial, Sergio Begnini e Dulcimar Julkovski, do Programa de Mestrado e Doutorado da Unoesc Chapecó.

Para assegurar a integridade da avaliação, cada trabalho recebeu um número e não foram reveladas as identidades dos autores. A classificação final de cada trabalho se deu pela média de notas das avaliações.

Na categoria “Exame de Suficiência”, a coordenação do curso realiza um levantamento no Edital de Publicação a fim de identificar os estudantes que realizaram a inscrição na 1ª e 2ª Edição do Exame. Na sequência, é consultado o resultado final dos aprovados no site da Consulplan. O estudante aprovado deve entregar uma cópia da consulta individual da prova objetiva para conferência da quantidade de acertos, sendo que o com maior número de acertos será considerado o vencedor. Havendo empate, como critério de desempate é considerado vencedor o estudante que tiver maior número de acertos na área de conhecimento com maior quantidade de questões.

— O prêmio tem como objetivos estimular o desenvolvimento da produção científica por meio de artigos científicos; promover o aprimoramento da técnica contábil por meio do estágio contábil; incentivar o ensino e a pesquisa, além de incentivar a participação dos acadêmicos na realização e aprovação do Exame de Suficiência — destaca o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor André Carlos Einsweiller.

Confira os vencedores de cada categoria:

Estágio Contábil:

1º lugar, com a média 9,43: Thainá Esquina e Viviane Ferranti, com o trabalho: “Moldulare Moldes S.A.”.

2º lugar, com a média 9,21: Emily Laisa Ubialle e Gustavo Vieira da Silva, com o trabalho:

“Pop Sweet Pipocas Gourmet S.A.”

3º lugar, com a média 9,03: Bruno Siqueira Neto e Marivânia Aparecida Siqueira, com o trabalho: “Bela Manhã Lacticínios S.A.”.

 

Artigo Científico:

1º lugar, com a média 9,88: Gustavo Hoffelder e Matheus de Sá Pauli, com o trabalho: “Fatores determinantes das empresas ambientalmente responsáveis listadas no Índice Carbono Eficiente (Ico2) da B3”.

2º lugar, com a média 9,84: Marianne Pilger Rigo, com o trabalho:

“Estrutura de governança e o desempenho das empresas listadas no segmento novo mercado da B3”.

3º lugar, com a média 9,49: Viviane Ferranti e Thainá Esquina, com o trabalho: “Influência da crença religiosa na responsabilidade social corporativa em mercados emergentes (Brics).

 

Exame de Suficiência:

1º lugar, com 29 acertos: Daiane da Silva.

 

Saiba mais sobre o Exame de Suficiência

O momento foi de parabenizar os estudantes que realizaram a 1ª ou 2ª Edição do Exame de Suficiência do CFC, de 2023. Nas duas edições deste ano, foram 12 acadêmicos da Unoesc Joaçaba, turma 2023/2, inscritos na prova, sendo destes quatro aprovados, o que equivale a 33,33% de aprovação. Além disso, também foram aprovados oito diplomados do curso, o que equivale a 28,57% dos que se inscreveram na prova. Todos os indicadores acima da média nacional que é de 17,35% e da média do Estado de Santa Catarina de 22,43%.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.