Convênio é assinado para a construção do Centro de Inovação
Na última terça-feira, foi assinado em Florianópolis o convênio para a construção de 10 centros de inovação no Estado. Joaçaba é uma das cidades contempladas. No município, o prédio será construído em uma área de mais de 10 mil metros quadrados que foi doada pela Funoesc. O novo espaço terá 2,2 mil metros quadrados e […]
Publicado em 16/12/2013
Por
Na última terça-feira, foi assinado em Florianópolis o convênio para a construção de 10 centros de inovação no Estado. Joaçaba é uma das cidades contempladas. No município, o prédio será construído em uma área de mais de 10 mil metros quadrados que foi doada pela Funoesc. O novo espaço terá 2,2 mil metros quadrados e está orçado em R$ 5,2 milhões.
Cada secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), prefeito, reitor e responsável pela entidade interveniente, presente na reunião, recebeu o projeto executivo do Centro de Inovação de seu município, junto com a maquete virtual, termo de referência, plano de trabalho e cronograma das atividades. O próximo passo é licitar a obra. A expectativa é de que o edital seja lançado em janeiro de 2014.
A construção do centro de inovação de Joaçaba é um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento de Santa Catarina, Secretaria de Desenvolvimento Regional e a prefeitura de Joaçaba. Os recursos serão disponibilizados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), via Fundo Pró-Emprego, para os municípios, SDRs e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A gestão das atividades do Centro será da Fundação Centro Tecnológico de Produção Industrial (Cetepi), entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, tendo no seu conselho Diretor representantes da Unoesc, Sindimec, Acioc, Ammoc e município de Luzerna. O prédio será a sede do Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale), que atualmente funciona junto ao NIT (Núcleo de Inovação tecnológica) da Unoesc.
O Inovale iniciou as atividades em setembro deste ano e foi criado a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido na Unoesc com a parceria do Governo do Estado e com o apoio de diversas entidades que têm atuação na região. Envolve os 14 municípios da área de abrangência da SDR Joaçaba e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc). O Polo de Inovação foi criado para fomentar o empreendedorismo inovador na região, além de gerar desenvolvimento sustentável.