Página inicial O que acontece Conhecimento, inovação e integração marcam o 18º SIEPE e o 2º Summit Unoesc
Extensão Ensino Notícia Pesquisa

Conhecimento, inovação e integração marcam o 18º SIEPE e o 2º Summit Unoesc


Consolidado como um dos maiores eventos acadêmicos da Unoesc, o “Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)” foi promovido, na última semana, simultaneamente, em todos os campi, envolvendo estudantes, professores e pesquisadores. Em 2025, na 18ª edição, foram submetidos mais de 500 resumos, superando os anos anteriores, evidenciando as experiências e os projetos desenvolvidos na Instituição.

Na Unoesc Joaçaba, nos dias 9 e 10 de outubro, o SIEPE foi realizado em conjunto com a segunda edição do “Summit Unoesc”, unindo ensino, pesquisa e extensão em uma única programação de exposição de trabalhos, palestras e debates. Além de ampliar a vivência acadêmica, o objetivo foi aproximar a comunidade universitária das discussões contemporâneas sobre ciência, tecnologia e inovação, neste ano com olhar especial para a inteligência artificial (IA).

— O SIEPE e o Summit Unoesc reafirmam seus papéis como espaços de difusão do conhecimento, de fomento à inovação e de valorização da pesquisa como pilar estratégico do desenvolvimento institucional e regional — destacou o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.

A solenidade de abertura foi marcada pela palestra “Criatividade no mundo da Inteligência Artificial”, ministrada pelo professor Doutor Julian Alexander Brzozowski. Sua abordagem propõe a IA não como substituta da criatividade humana, mas como uma ferramenta que potencializa a capacidade de imaginar e prototipar ideias, mantendo a autoria, o senso crítico e a curadoria como elementos centrais.

A programação integrada do SIEPE e do Summit também incluiu apresentações de 123 trabalhos de iniciação científica, ensino e extensão, por meio de pôsteres, exposição de ideias propostas por estudantes de Pós-graduação Stricto Sensu sobre “Inteligência Artificial para Investidores”, além de uma mesa-redonda com docentes dos Programas de Mestrado e Doutorado sobre o tema “Uma breve história da inteligência”. Destaque ainda para a premiação de trabalhos relevantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e para o lançamento do livro “Inteligência Artificial: Fenômeno, Conceito e Método”, fruto do trabalho transversal dos Programas de Mestrado e Doutorado da Unoesc.

Na Unoesc Chapecó, o SIEPE ocorreu nos dias 7 e 9 de outubro e reuniu mais de 500 estudantes com trabalhos nas áreas de Ciências da Vida e Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Sociais, Ciência Jurídica e Ciências da Educação. No total, foram 92 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão expostos no campus de Chapecó, além de três pesquisas do PIBIC/CNPq apresentadas em Joaçaba.

Na Unoesc São Miguel do Oeste e suas unidades, nos dias 9 e 10 de outubro, o SIEPE contou com a apresentação de 84 trabalhos de pesquisa e extensão provenientes de estudantes de graduação, especialização e mestrado. Os trabalhos compartilhados demonstraram resultados de diversas pesquisas e atividades que a Unoesc desenvolve com os objetivos de auxiliar na resolução de desafios, melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar a inovação e o empreendedorismo. Aproximadamente 2 mil estudantes prestigiaram o evento, além da comunidade externa.

Na Unoesc Xanxerê, nos dias 9 e 10 de outubro, foram apresentados 50 trabalhos desenvolvidos em projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, atividades de ensino e de extensão. As apresentações contemplaram aproximadamente 2 mil estudantes, compartilhando o conhecimento gerado, aliando teoria e prática e estimulando a comunicação e a interpretação de resultados.

Na Unoesc Videira, de 8 a 10 de outubro, o SIEPE contou com 146 trabalhos e envolveu mais de 1,8 mil pessoas, entre participantes e visitantes. Já na Unoesc Campos Novos, no dia 9, foram apresentados 33 trabalhos.

— Agradecemos aos estudantes e professores, de todos os campi, pela ampla participação e pelos trabalhos de alto nível. Os agradecimentos se estendem aos coordenadores de curso, à Comissão Científica, aos avaliadores externos do CNPq, aos professores avaliadores internos, aos coordenadores institucionais do Programa de Bolsas do CNPq e, especialmente, à equipe organizadora e aos dirigentes da Unoesc pelo suporte essencial à consolidação de um evento tão significativo para a comunidade acadêmica. O SIEPE e o Summit Unoesc reafirmam o compromisso da Instituição com a formação de excelência, a produção científica e a inovação, integrando Graduação e Stricto — ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.