Página inicial O que acontece Comissão do CEE aprova reconhecimento de Engenharia Bioenergética
Graduação Xanxerê

Comissão do CEE aprova reconhecimento de Engenharia Bioenergética

O Campus de Xanxerê recebeu, nesta semana, visita de uma Comissão nomeada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Na oportunidade, os membros da Comissão analisaram o curso de Engenharia Bioenergética, com o propósito de definir o seu reconhecimento. A Comissão, durante dois dias, avaliou toda a infraestrutura do curso e da Instituição. Nesse aspecto, os […]


O Campus de Xanxerê recebeu, nesta semana, visita de uma Comissão nomeada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Na oportunidade, os membros da Comissão analisaram o curso de Engenharia Bioenergética, com o propósito de definir o seu reconhecimento.

A Comissão, durante dois dias, avaliou toda a infraestrutura do curso e da Instituição. Nesse aspecto, os membros da Comissão visitaram a Biblioteca Universitária (onde verificaram as bibliografias para o curso), analisaram toda a documentação do curso (Projeto Pedagógico, planos de ensino, diários de classe, entre outros) e conversaram com professores e acadêmicos do curso.

Ao final da visita, a Comissão emitiu um relatório, com parecer favorável ao reconhecimento do curso. O próximo passo prevê a emissão de uma Portaria, pelo Conselho Estadual de Educação, informando o reconhecimento oficial do curso, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Curso atende às Diretrizes Curriculares Nacionais

Na avaliação do coordenador de Engenharia Bioenergética, professor Marcelus Fontenelle, o reconhecimento atesta, principalmente, que o curso atende às Diretrizes Curriculares Nacionais para a área.

– Em especial, nosso curso apresenta uma proposta inovadora, sendo o único curso de graduação nesta modalidade no Sul do Brasil – só existem mais dois semelhantes em todo o país –, e o reconhecimento vem confirmar que a nossa proposta é adequada à realidade do país. Assim, o diploma de graduação a ser alcançado pelos acadêmicos terá plena validade – analisa o coordenador.

Próximos desafios

O coordenador observa que os desafios no curso não param. Após a obtenção do reconhecimento, agora será o momento de encaminhar o processo ao órgão de classe de Engenharia – o Crea/Confea – a fim de obter o registro e a definição das atribuições profissionais do futuro Engenheiro Bioenergético.

– Esse processo é um pouco mais simples, porém bem mais demorado, pois toda a nossa grade curricular, as ementas e as cargas horárias dos componentes curriculares terão de ser analisadas detalhadamente por aqueles órgãos. Essa etapa, apesar de muito importante, não nos preocupa tanto, pois a grade curricular do curso foi concebida pensando nas atribuições profissionais do formado na área – explica.

Engenharia Bioenergética iniciou no Campus de Xanxerê em 2008. Atualmente, o curso possui quatro turmas em andamento. A primeira turma terá sua formatura em 2013.

Veja mais: quer conhecer mais sobre o curso de Engenharia Bioenergética? Clique aqui.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.