Comissão do CEE aprova reconhecimento de Engenharia Bioenergética
O Campus de Xanxerê recebeu, nesta semana, visita de uma Comissão nomeada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Na oportunidade, os membros da Comissão analisaram o curso de Engenharia Bioenergética, com o propósito de definir o seu reconhecimento. A Comissão, durante dois dias, avaliou toda a infraestrutura do curso e da Instituição. Nesse aspecto, os […]
Publicado em 23/03/2012
Por Unoesc
O Campus de Xanxerê recebeu, nesta semana, visita de uma Comissão nomeada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Na oportunidade, os membros da Comissão analisaram o curso de Engenharia Bioenergética, com o propósito de definir o seu reconhecimento.
A Comissão, durante dois dias, avaliou toda a infraestrutura do curso e da Instituição. Nesse aspecto, os membros da Comissão visitaram a Biblioteca Universitária (onde verificaram as bibliografias para o curso), analisaram toda a documentação do curso (Projeto Pedagógico, planos de ensino, diários de classe, entre outros) e conversaram com professores e acadêmicos do curso.
Ao final da visita, a Comissão emitiu um relatório, com parecer favorável ao reconhecimento do curso. O próximo passo prevê a emissão de uma Portaria, pelo Conselho Estadual de Educação, informando o reconhecimento oficial do curso, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Curso atende às Diretrizes Curriculares Nacionais
Na avaliação do coordenador de Engenharia Bioenergética, professor Marcelus Fontenelle, o reconhecimento atesta, principalmente, que o curso atende às Diretrizes Curriculares Nacionais para a área.
– Em especial, nosso curso apresenta uma proposta inovadora, sendo o único curso de graduação nesta modalidade no Sul do Brasil – só existem mais dois semelhantes em todo o país –, e o reconhecimento vem confirmar que a nossa proposta é adequada à realidade do país. Assim, o diploma de graduação a ser alcançado pelos acadêmicos terá plena validade – analisa o coordenador.
Próximos desafios
O coordenador observa que os desafios no curso não param. Após a obtenção do reconhecimento, agora será o momento de encaminhar o processo ao órgão de classe de Engenharia – o Crea/Confea – a fim de obter o registro e a definição das atribuições profissionais do futuro Engenheiro Bioenergético.
– Esse processo é um pouco mais simples, porém bem mais demorado, pois toda a nossa grade curricular, as ementas e as cargas horárias dos componentes curriculares terão de ser analisadas detalhadamente por aqueles órgãos. Essa etapa, apesar de muito importante, não nos preocupa tanto, pois a grade curricular do curso foi concebida pensando nas atribuições profissionais do formado na área – explica.
Engenharia Bioenergética iniciou no Campus de Xanxerê em 2008. Atualmente, o curso possui quatro turmas em andamento. A primeira turma terá sua formatura em 2013.
Veja mais: quer conhecer mais sobre o curso de Engenharia Bioenergética? Clique aqui.