Ciências Biológicas realiza atividade alusiva ao Dia da Água
Hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. E, para marcar a data, o curso de Ciências Biológicas realizou uma atividade diferenciada. Os componentes curriculares de Monitoramento de Dados Ambientais e de Ética Profissional, sob responsabilidade das professoras Elisangela Bini Dorigon e Silvia Zanella Almeida, realizaram, no último sábado (17), visita de estudos […]
Publicado em 22/03/2012
Por Unoesc
Hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. E, para marcar a data, o curso de Ciências Biológicas realizou uma atividade diferenciada.
Os componentes curriculares de Monitoramento de Dados Ambientais e de Ética Profissional, sob responsabilidade das professoras Elisangela Bini Dorigon e Silvia Zanella Almeida, realizaram, no último sábado (17), visita de estudos às Estações de Tratamento de Água e Efluentes da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) do município de Faxinal dos Guedes. A atividade envolveu os acadêmicos da 7ª fase.
Na oportunidade, os acadêmicos acompanharam os processos de tratamento da água, participaram das análises dos parâmetros de rotina para verificação da qualidade da água e ainda verificaram os desafios da Casan para ofertar água em quantidade e qualidade, devido à intensa estiagem que está afetando toda a região.
No roteiro, também conheceram a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), onde puderam verificar o procedimento e as etapas que envolvem esse processo.
Biólogo: essencial à vida
De acordo com a professora Elisangela, o monitoramento de todo o processo, desde o recebimento da água até o despejo final do efluente, permite estabelecer uma série de discussões sobre o nosso papel enquanto cidadãos, na preservação desse recurso.
– Dessa forma, aplicar, de forma prática, os conceitos teóricos fortalece o vínculo do biólogo com o meio – explica.
Já para a professora Silvia, verificar a atuação do biólogo nas diferentes áreas aumenta as perspectivas de trabalho do acadêmico.
– O biólogo é um profissional essencial à vida, e a sua conduta na sociedade permite minimizar muitos problemas ambientais, como, por exemplo, a exploração da água e a administração do esgoto urbano.
Água: recurso em escassez
Nesta época, é frequente aparecer, nos meios de comunicação, notas sobre o quanto escassa está a água, mas nada é tão eficiente quanto a visualização prática de tais problemas.
Segundo o técnico da Casan, Alex Sandro Cervinski, o grupo visitou a Estação no dia mais crítico da sua história, pela falta da matéria-prima para operar – a água.
– É necessário o urgente bom senso no uso desse recurso. Do contrário, para os próximos dias, a população conviverá com a falta dele e sofrerá as consequências disso – alerta.