Página inicial O que acontece Capacitação Docente agrega conhecimento à formação dos professores da Unoesc
Graduação Capacitação Docente Joaçaba Xanxerê Videira São Miguel do Oeste Chapecó Xaxim

Capacitação Docente agrega conhecimento à formação dos professores da Unoesc

Entre os dias 11 e 14 de julho, os professores da Unoesc tiveram a oportunidade de analisar, discutir, planejar e aprimorar as formas de ensino e aprendizagem por meio de mais uma Capacitação Docente promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). A programação aconteceu envolvendo todos os campi da Universidade, dividida em atividades voltadas aos […]

Entre os dias 11 e 14 de julho, os professores da Unoesc tiveram a oportunidade de analisar, discutir, planejar e aprimorar as formas de ensino e aprendizagem por meio de mais uma Capacitação Docente promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). A programação aconteceu envolvendo todos os campi da Universidade, dividida em atividades voltadas aos coordenadores de curso e aos docentes em geral.

Os coordenadores participaram de duas oficinas planejadas em conjunto com o setor de Recursos Humanos (RH) e que abordaram o assunto “Mais resultado e menos desgaste ao liderar” e também de uma conversa motivadora sobre “Avaliação formativa”.

Os docentes participaram, de forma on-line, de oficinas sobre o “Comitê de Ética e Pesquisa (CEP)”, “Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA)” e “Internacionalização”.  Puderam aprimorar o uso de recursos tecnológicos utilizados em sala de aula e virtualmente, bem como, os conhecimentos em “Metodologias Ativas” e em “Gestão da Sala de Aula”, em oficinas presenciais.

— Em uma de nossas oficinas, por exemplo, tivemos mais de 200 professores conectados e participando ativamente. Isso demonstra o interesse do nosso corpo docente em se manter atualizado — afirmou a coordenadora do NAP da Unoesc, professora Elisabeth Hafner Facin.

Nesse sentido, a professora reiterou que a Formação Docente na Unoesc é uma prática constante e se concentra em oficinas no início de cada semestre, com diferentes enfoques. Um deles, trabalhado desde 2018, implantou nova metodologia de Ensino e Aprendizagem na Instituição com base no processo de aquisição de competências, e agora o momento é de aproximar essa metodologia com o formato de avaliação, condizente com essa nova realidade.

— Será um novo desafio e para isso contaremos com um programa de formação continuada ao longo do segundo semestre para todos os professores. Seguiremos nos preparando para que no ano que vem possamos aplicar de forma efetiva a avaliação formativa — concluiu Elisabeth.