Campus de Joaçaba tem curso sobre Legislação Educacional
Nesta semana, teve início um curso sobre Legislação Educacional promovido pela Diretoria de Graduação e a Assessoria Pedagógica do Campus de Joaçaba. A iniciativa é voltada para professores, coordenadores de curso e de setores administrativos, assessores pedagógicos e integrantes da Comissão Própria de Avaliação da Instituição. A primeira aula, realizada na noite de segunda-feira, foi […]
Publicado em 04/04/2012
Por Unoesc
Nesta semana, teve início um curso sobre Legislação Educacional promovido pela Diretoria de Graduação e a Assessoria Pedagógica do Campus de Joaçaba. A iniciativa é voltada para professores, coordenadores de curso e de setores administrativos, assessores pedagógicos e integrantes da Comissão Própria de Avaliação da Instituição.
A primeira aula, realizada na noite de segunda-feira, foi ministrada pelo Reitor da Unoesc, Dr. Aristides Cimadon. Ele falou sobre os sistemas federal e estadual de Educação, a relação entre os mesmos, as diretrizes curriculares nacionais, os tribunais e o Sistema Nacional de Avaliação (Sinaes).
As próximas aulas ocorrerão nos dias 17 e 24 de abril e 3 de maio. No dia 17, o Vice-reitor Acadêmico, Nelson Santos Machado, e a secretária Acadêmica, Neusa Bordignon, falarão sobre organização institucional. Os conteúdos previstos para essa noite são os ordenamentos institucionais (estatutos e regimentos da Unoesc e da Funoesc, organograma e interação institucional), documentos norteadores de ações dentro da Instituição e os registros acadêmicos.
Nos dias 24 de abril e 3 de maio, o diretor de Graduação, Ricardo Marcelo de Menezes, falará sobre o regimento da Unoesc e os regulamentos internos, abordando aspectos como o regime didático-pedagógico, seleção e contratação de professores, estágios, componentes curriculares complementares e outros assuntos.
O curso faz parte do Programa de Formação Continuada mantido pela Diretoria de Graduação e a Assessoria Pedagógica da Unoesc e conta também com a parceria do Setor de Desenvolvimento Humano do Campus de Joaçaba.
Conforme a assessora pedagógica do Campus, professora Claudia Elisa Grasel, a motivação para sua realização está na necessidade de propiciar espaços para a discussão da legislação educacional, uma vez que os professores e funcionários possuem atribuições que são definidas pela Universidade a partir de exigências do Conselho Estadual de Educação e do Ministério da Educação.
– Para garantir a qualidade dos serviços prestados na universidade, torna-se necessário conhecer a organização institucional – ressalta Claudia.