Página inicial O que acontece Campos Novos conhece proposta do Plano Municipal de Educação
Graduação Joaçaba

Campos Novos conhece proposta do Plano Municipal de Educação

No dia 18 de abril, a comunidade de Campos Novos teve a oportunidade de participar do I Fórum Municipal para a Elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Na oportunidade, foram apresentados o histórico do município, o diagnóstico que serviu de base para o planejamento do PME, as 20 metas norteadoras desse planejamento e a […]


No dia 18 de abril, a comunidade de Campos Novos teve a oportunidade de participar do I Fórum Municipal para a Elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Na oportunidade, foram apresentados o histórico do município, o diagnóstico que serviu de base para o planejamento do PME, as 20 metas norteadoras desse planejamento e a proposta inicial para a composição do documento.

O trabalho foi coordenado por Suleide Gehrke Gomes, secretária de Educação do município e uma das presidentes da Comissão Gestora do PME , e pela professora Ana Beatriz Brancher, que coordena um projeto de extensão por meio do qual a Unoesc está prestando assessoria e consultoria aos municípios que integram a Amplasc na construção dos seus planos municipais de Educação.

Segundo a professora Ana Beatriz, a apresentação da proposta inicial tinha por objetivo a análise e contribuições de todas as pessoas que participaram do Fórum, evento este que era aberto à comunidade.

– A participação democrática aconteceu com a análise de todas as propostas e as sugestões por escrito que levarão a ajustes da proposta nos próximos dias. Este novo texto será amplamente divulgado para o conhecimento público antes do II Fórum Municipal, que será realizado para a aprovação do PME e é previsto par junho de 2012 – diz a professora.

Ainda segundo Ana Beatriz, os trabalhos que resultaram na primeira proposta vêm de estudos e de contextualização por parte das equipes que trabalharam desde julho de 2011.
 
– Toda meta foi analisada sob a ótica do município em suas características sociais, econômicas, do processo e expectativas de desenvolvimento, com base em banco de dados diagnósticos e considerando sempre dois aspectos fundamentais: a realidade atual e perspectiva de 10 anos – complementa.

Centenas de pessoas participaram do evento, entre elas o prefeito de Campos Novos e presidente da Amplasc, Vilibaldo Erich Schmid; o vice-prefeito de Campos Novos, Jairo Luft; o vereador Maurilio Castro Campagnoni, que representou a Câmara de Vereadores e o Sindicampos na abertura do evento; o secretário de Desenvolvimento Regional, Alaor Gotz; o diretor da Unoesc Campus Aproximado de Campos Novos, José Fabrício Melo; a secretária de Educação do município; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Jucimara Manica Foppa, e o presidente do Fundeb em Campos Novos, Antonio Salvador.

Os três últimos citados acima são os presidentes da Comissão encarregada por conduzir o trabalho de construção do PME, a qual compreende mais 13 membros.

Elaboração dos PMEs

A elaboração dos planos municipais de educação dos municípios que formam a Amplasc iniciou em julho de 2011, quando foi assinado um convênio entre a Associação e a Unoesc. Até o final de 2011, o trabalho compreendeu diversas ações, como fóruns, seminários e atividades realizadas pelos grupos de trabalho de cada município. A retomada das atividades em 2012 ocorreu em fevereiro, com o II Fórum Regional.

A realização de fóruns municipais para discutir as metas e estratégias específicas propostas para cada município é mais uma etapa do trabalho, cuja conclusão é prevista para julho, quando os PMEs dos sete municípios que formam a Associação (Abdom Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa) serão entregues oficialmente aos prefeitos e às Câmaras de Vereadores, para os trâmites necessários à aprovação.

Após o Fórum Municipal de Campos Novos, serão realizados eventos semelhantes nos outros seis municípios, com a mesma finalidade.

Leia também

Realizado segundo fórum para elaboração de PNEs da Amplasc
Municípios da Amplasc iniciam elaboração dos PMEs

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.