Campos Novos conhece proposta do Plano Municipal de Educação
No dia 18 de abril, a comunidade de Campos Novos teve a oportunidade de participar do I Fórum Municipal para a Elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Na oportunidade, foram apresentados o histórico do município, o diagnóstico que serviu de base para o planejamento do PME, as 20 metas norteadoras desse planejamento e a […]
Publicado em 23/04/2012
Por Unoesc
No dia 18 de abril, a comunidade de Campos Novos teve a oportunidade de participar do I Fórum Municipal para a Elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Na oportunidade, foram apresentados o histórico do município, o diagnóstico que serviu de base para o planejamento do PME, as 20 metas norteadoras desse planejamento e a proposta inicial para a composição do documento.
O trabalho foi coordenado por Suleide Gehrke Gomes, secretária de Educação do município e uma das presidentes da Comissão Gestora do PME , e pela professora Ana Beatriz Brancher, que coordena um projeto de extensão por meio do qual a Unoesc está prestando assessoria e consultoria aos municípios que integram a Amplasc na construção dos seus planos municipais de Educação.
Segundo a professora Ana Beatriz, a apresentação da proposta inicial tinha por objetivo a análise e contribuições de todas as pessoas que participaram do Fórum, evento este que era aberto à comunidade.
– A participação democrática aconteceu com a análise de todas as propostas e as sugestões por escrito que levarão a ajustes da proposta nos próximos dias. Este novo texto será amplamente divulgado para o conhecimento público antes do II Fórum Municipal, que será realizado para a aprovação do PME e é previsto par junho de 2012 – diz a professora.
Ainda segundo Ana Beatriz, os trabalhos que resultaram na primeira proposta vêm de estudos e de contextualização por parte das equipes que trabalharam desde julho de 2011.
– Toda meta foi analisada sob a ótica do município em suas características sociais, econômicas, do processo e expectativas de desenvolvimento, com base em banco de dados diagnósticos e considerando sempre dois aspectos fundamentais: a realidade atual e perspectiva de 10 anos – complementa.
Centenas de pessoas participaram do evento, entre elas o prefeito de Campos Novos e presidente da Amplasc, Vilibaldo Erich Schmid; o vice-prefeito de Campos Novos, Jairo Luft; o vereador Maurilio Castro Campagnoni, que representou a Câmara de Vereadores e o Sindicampos na abertura do evento; o secretário de Desenvolvimento Regional, Alaor Gotz; o diretor da Unoesc Campus Aproximado de Campos Novos, José Fabrício Melo; a secretária de Educação do município; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Jucimara Manica Foppa, e o presidente do Fundeb em Campos Novos, Antonio Salvador.
Os três últimos citados acima são os presidentes da Comissão encarregada por conduzir o trabalho de construção do PME, a qual compreende mais 13 membros.
Elaboração dos PMEs
A elaboração dos planos municipais de educação dos municípios que formam a Amplasc iniciou em julho de 2011, quando foi assinado um convênio entre a Associação e a Unoesc. Até o final de 2011, o trabalho compreendeu diversas ações, como fóruns, seminários e atividades realizadas pelos grupos de trabalho de cada município. A retomada das atividades em 2012 ocorreu em fevereiro, com o II Fórum Regional.
A realização de fóruns municipais para discutir as metas e estratégias específicas propostas para cada município é mais uma etapa do trabalho, cuja conclusão é prevista para julho, quando os PMEs dos sete municípios que formam a Associação (Abdom Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa) serão entregues oficialmente aos prefeitos e às Câmaras de Vereadores, para os trâmites necessários à aprovação.
Após o Fórum Municipal de Campos Novos, serão realizados eventos semelhantes nos outros seis municípios, com a mesma finalidade.