Página inicial O que acontece Campanha Março Lilás alerta para a prevenção do câncer do colo do útero
Graduação

Campanha Março Lilás alerta para a prevenção do câncer do colo do útero


O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente entre a população feminina no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a Unoesc aderiu à campanha “Março Lilás”.

A doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é frequente, mas, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer do colo uterino.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas e meninos entre nove e 14 anos. Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação. Além disso, o exame papanicolau deve ser feito periodicamente por mulheres entre 25 e 64 anos.

— O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. O câncer do colo do útero pode não apresentar sintomas na fase inicial, por isso a importância da conscientização e dos métodos de prevenção, como a vacinação contra o HPV e o exame papanicolau — ressalta a professora dos cursos de Enfermagem, Medicina e Radiologia da Unoesc, Márcia Restelatto.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.