Campanha Março Lilás alerta para a prevenção do câncer do colo do útero
Publicado em 07/03/2024
Por Imprensa Unoesc

O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente entre a população feminina no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a Unoesc aderiu à campanha “Março Lilás”.
A doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é frequente, mas, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer do colo uterino.
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas e meninos entre nove e 14 anos. Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação. Além disso, o exame papanicolau deve ser feito periodicamente por mulheres entre 25 e 64 anos.
— O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. O câncer do colo do útero pode não apresentar sintomas na fase inicial, por isso a importância da conscientização e dos métodos de prevenção, como a vacinação contra o HPV e o exame papanicolau — ressalta a professora dos cursos de Enfermagem, Medicina e Radiologia da Unoesc, Márcia Restelatto.