Bombeiros realizam demonstração de combate a incêndio
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unoesc campus de Videira, dando prosseguimento às palestras da Sipat, realizou, nesta quinta-feira, 12, uma espécie de treinamento com foco voltado ao combate de incêndios. O trabalho foi coordenado por soldados do Corpo de Bombeiros de Videira, Paulo Cesar Gaiovis e David Cesar Canever, que realizaram demonstração […]
Publicado em 13/08/2010
Por
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unoesc campus de Videira, dando prosseguimento às palestras da Sipat, realizou, nesta quinta-feira, 12, uma espécie de treinamento com foco voltado ao combate de incêndios. O trabalho foi coordenado por soldados do Corpo de Bombeiros de Videira, Paulo Cesar Gaiovis e David Cesar Canever, que realizaram demonstração do uso correto dos vários tipos de extintores.
“Para cada tipo de situação, existe um equipamento adequado. Um extintor usado de forma errada no combate às chamas pode se tornar uma arma perigosa”, reitera Gaiovis.
“Se o fogo estiver na rede elétrica, por exemplo, jamais poderá ser usado um extintor à base de água, porque a pessoa poderá sofrer graves consequências. Neste caso, deve ser usado o pó químico”, completa Canever.
Após as explanações no Salão Nobre, os soldados reuniram o grupo de funcionários da instituição para uma demonstração na prática.
O evento faz parte das atividades da Sipat 2010, que vem realizando várias palestras sobre assuntos diversificados, buscando a conscientização e a interação sobre as formas de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Neste ano, a Sipat procurou mudar o cronograma das palestras para promover maior aproveitamento dos temas apresentados. “Teremos, ainda, outros encontros que serão realizados em dias alternados; dessa forma, os funcionários não vão se ausentar do trabalho em dias seguidos e, certamente, o conteúdo apresentado será mais bem aproveitado”, disse a presidente da Cipa, Izabel Olivo Munaro.
Ela explica que a próxima etapa da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho será no dia 26 próximo, com apresentação de peça teatral com o tema AIDS DST, com o grupo liderado por Cristiane Zimmer. Na sequência, haverá palestra com o padre Jair Carlesso, no dia 07 de outubro, e no encerramento, no dia 28 do mesmo mês, o psicólogo Rossano Zanchi falará sobre alcoolismo e drogas.
“Além de atender uma exigência do Ministério do Trabalho, trata-se de um investimento importante, já que estamos trabalhando com vidas humanas que requerem todo o cuidado e segurança”, finaliza a presidente da Cipa.