Atividades na biblioteca estimulam crianças ao hábito da leitura
Na última semana, com colaboração da coordenação e professoras do Colégio Superação, todas as crianças do ensino fundamental 1 foram estimuladas a deixarem uma mensagem para o coelhinho da Páscoa na forma de desenho ou escrita. Este material foi fixado em um painel na Biblioteca Infantil. Para coroar a atividade, na terça-feira, 03, elas presenciaram […]
Publicado em 09/04/2012
Por Unoesc
Na última semana, com colaboração da coordenação e professoras do Colégio Superação, todas as crianças do ensino fundamental 1 foram estimuladas a deixarem uma mensagem para o coelhinho da Páscoa na forma de desenho ou escrita. Este material foi fixado em um painel na Biblioteca Infantil. Para coroar a atividade, na terça-feira, 03, elas presenciaram a Hora do Conto, sendo que ao final receberam doces da coelhinha.
O objetivo desta atividade, segundo Evanete Teresinha Bussacaro, coordenadora da Biblioteca Saul Brandalise, foi mostrar quão prazerosa pode ser a hora da leitura e que essa sensação deveria permear toda a sua vida: -Ler por deleite e não por obrigação pode ser o caminho para formar futuros leitores conscientes dos valores agregados que essa prática cotidiana proporciona – afirma Evanete.
Ela explica que o desafio está em como formar esse aluno-leitor. Como trabalhar em classe, na biblioteca ou em qualquer outro espaço a leitura? Como tornar este vínculo indissociável desde cedo?
Sabemos que ler não implica necessariamente pegar um livro e começar a ler. -Lemos desde que acordamos. No banho, lemos o rótulo do xampu; no café da manhã, o rótulo do pote de margarina; a caminho da escola, as placas de trânsito etc, – aponta ela.
Para a coordenadora, mesmo a criança que ainda não está alfabetizada, sabe que determinada letra ou símbolo pertence aquele brinquedo que quer ganhar ou daquele doce. – Desenvolver o hábito pela leitura nos seus diferentes aportes de textos, pode preparar a criança para que futuramente seja um adulto culto, dinâmico, perspicaz e apreciador da companhia de uma boa leitura –
finaliza.