Atividades do 9º Simpósio das Engenharias e Arquitetura reúnem mais de 500 participantes
Publicado em 07/10/2025
Por Imprensa Unoesc
O “9º Simpósio Integrado das Engenharias e Arquitetura”, da Área das Ciências Exatas e Tecnológicas (ACET), realizado com o tema “Movendo ideias e iluminando soluções”, reuniu aproximadamente 500 participantes ao longo de quatro dias de programação. O evento envolveu os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química da Unoesc.
Desde sua criação, em 2017, o simpósio tem os propósitos de divulgar e debater resultados de pesquisas desenvolvidas nos cursos da área, complementando a formação profissional e social dos participantes. Além disso, busca fortalecer e disseminar conhecimentos tecnológicos e sociais junto às organizações da mesorregião Oeste catarinense por meio de palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas, visitas técnicas e desafios em equipe.
A abertura contou com a apresentação do Coral da Unoesc, seguida da fala do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), engenheiro Carlos Alberto Kita Xavier. Em seguida, ocorreu a palestra “Sustentabilidade na Indústria: case de sucesso – Irani Papel e Embalagem”, ministrada por Ricardo Bernasconi, coordenador de Sustentabilidade da Irani S.A. O evento teve ainda o apoio e patrocínio do CREA-SC e CREA Jr. e do Diretório Central de Estudantes (DCE).
A programação contou com 35 atividades diversas, com temas técnicos e contemporâneos, como inovação, sustentabilidade, ética, empreendedorismo e comportamento corporativo, além de conteúdos voltados à prática profissional nas engenharias e na arquitetura. A Mostra de Trabalhos Acadêmicos, no formato de resumo expandido, destacou-se como espaço de divulgação de pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, relatórios de estágio e projetos de extensão.
Nesta edição, o simpósio também teve cunho social, com a arrecadação de aproximadamente 127 quilos de alimentos e itens de limpeza, que foram destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Joaçaba. De acordo com o coordenador do simpósio, professor João Henrique Bagetti, o evento foi marcado pela diversidade e integração entre as áreas.
— O simpósio foi uma semana muito rica de atividades. Procuramos sempre promover a multidisciplinaridade e a integração entre os cursos. Tivemos palestras sobre Inteligência Artificial na Era da Computação Quântica, sobre questões ambientais, visitas técnicas a empresas como Ambev e Tinsul Tintas, além de oficinas de oratória e de educação financeira. Buscamos preparar nossos estudantes não apenas nas habilidades técnicas, mas também nas competências comportamentais necessárias para o mercado — destacou o professor João Henrique.








