Página inicial O que acontece Aplicativo criado em pesquisa de mestrado da Unoesc moderniza organização dos Conselhos de Classe em escolas públicas
Notícia Mestrado Joaçaba

Aplicativo criado em pesquisa de mestrado da Unoesc moderniza organização dos Conselhos de Classe em escolas públicas


A dissertação de mestrado de Alfeu José Feldmann, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, resultou na criação de um sistema web que pode otimizar o funcionamento dos Conselhos de Classe. Diferentemente de muitos estudos em Educação que geralmente se concentram em análises teóricas ou metodológicas, a pesquisa gerou um produto tecnológico com foco direto em contribuir para o gerenciamento de informações nas escolas: o aplicativo “Escola Eficiente”.

Esta proposta entregou um produto inovativo ao campo da Educação, sendo desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa Processos Educativos, sob orientação do professor Jacques de Lima Ferreira, docente do PPGEd, com experiência nas áreas de inovação e formação de professores.

Atualmente, o sistema está em uso em 13 escolas das regiões Meio-Oeste e Oeste de Santa Catarina. A aceitação foi tão positiva que, por iniciativa da Gerência Regional de Educação (GRE) do Estado de Santa Catarina, o aplicativo foi apresentado como case de sucesso no “3º Seminário Regional de Gestão Pedagógica da Educação Básica – Rede Estadual de SC – Fortalecendo a Gestão Pedagógica e os Resultados Educacionais”, que ocorreu em outubro, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

O sistema, inicialmente denominado “SWCC”, foi concebido para gerenciar de forma completa as etapas do Conselho de Classe, antes, durante e depois, centralizando as informações pedagógicas, eliminando a fragmentação de dados e oferecendo suporte qualificado à tomada de decisões pelas equipes escolares.

Após a aprovação pela banca avaliadora do mestrado, em maio, Alfeu promoveu melhorias no projeto com o desenvolvimento de um aplicativo e migrou para um servidor, passando a se chamá-lo de “Escola Eficiente”.

Com o sistema já em funcionamento, a pesquisa de Alfeu avança agora para o doutorado, com foco em avaliar o impacto do uso do aplicativo no cotidiano escolar. Com 25 anos de experiência na Educação, atuando em diversas funções, o pesquisador destaca que o projeto nasceu de demandas reais vivenciadas nas escolas, unindo rotinas administrativas e práticas pedagógicas.

— Durante o mestrado, foi possível estruturar o projeto e o protótipo do aplicativo, que agora é multiusuário e está funcionando na prática. Ele se tornou uma ferramenta eficaz para o trabalho diário nas escolas, o que gera satisfação ao perceber que a pesquisa resultou em algo útil — afirmou Alfeu.

O orientador Jacques de Lima Ferreira destaca o avanço da pesquisa aplicada e o impacto para a Educação Básica.

— O que se observa é que a inovação ocorreu a partir de uma necessidade concreta. A pesquisa em processos educacionais aliada à tecnologia produziu uma solução capaz de melhorar a organização das escolas e fortalecer a tomada de decisão pedagógica — ressaltou.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider, o projeto reforça o papel social da formação Stricto Sensu.

— A pesquisa mostra que a Universidade pode oferecer respostas práticas às demandas das instituições públicas. Os resultados já estão sendo percebidos no dia a dia das escolas, o que comprova que a ciência transforma realidades quando chega até quem precisa — enfatizou.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.