Alunos da Universidade da Melhor Idade compartilham experiências
Os alunos e o coordenador da Universidade da Melhor Idade da Unoesc Xanxerê (Umix) participaram de uma atividade do componente curricular de “Envelhecimento Populacional/Demográfico e Desenvolvimento”, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, nível de Mestrado e Doutorado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco. O convite partiu da professora Maria […]
Publicado em 09/03/2023
Por Unoesc

Os alunos e o coordenador da Universidade da Melhor Idade da Unoesc Xanxerê (Umix) participaram de uma atividade do componente curricular de “Envelhecimento Populacional/Demográfico e Desenvolvimento”, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, nível de Mestrado e Doutorado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco. O convite partiu da professora Maria de Lourdes Bernartt que conduziu as atividades.
O coordenador da Umix, professor Anderson Saccol Ferreira, apresentou o projeto do curso, que tem como objetivo proporcionar uma universidade aberta a todos, oferecendo ao público da pessoa idosa conhecimentos sobre a manutenção da saúde, prática de esportes, bem-estar, autonomia no envelhecimento, inclusão digital, fortalecimento dos vínculos familiares, promoção do lazer, da arte e da cultura.
De acordo com o professor Anderson, é um curso de extensão voltado às pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.
— Aqui elas têm várias matérias práticas que visam melhor a qualidade de vida como Saúde e Qualidade de Vida: Desenvolvimento Humano na Melhor Idade, Fotografia, Redes Sociais, Floricultura e Horticultura, Plantas Medicinais, História da Arte, entre outras. E ao final, um evento de certificação, semelhante às colações da Graduação — relatou o coordenador.
Os alunos Irene Saccol Ferreira, de 74 anos, e Eroni Garcia Ferreira, de 79 anos, que participaram da atividade, comentam sobre a Umix.
— Na vida, às vezes, achamos que já aprendemos tudo. Eu, com quase 80 anos, jamais imaginei frequentar uma Universidade e me sentia frustrado por não ter um curso superior. Como estava enganado! Como tenho aprendido nas aulas da Umix! Só o fato de não ficar acomodado, pela alegria do encontro semanal com os amigos e a troca de ideias, já é muito bom. E os professores, sempre com tanta paciência conosco, é sensacional vê-los sempre sorridentes e apontando uma solução para os nossos problemas — comentou o Sr. Eroni.
— As disciplinas são fantásticas! Não perco uma aula. A cada dia vejo que o meu potencial ainda é muito grande. Obrigado a toda a equipe que faz parte da Unoesc! Esse curso é um desafio para nos tirar da zona de conforto — finalizou a Sra. Irene.