Alunos da UMIC resgatam histórias do passado nos Museus de Chapecó
Uma tarde diferente, alunos da Universidade da Melhor Idade (UMIC) deixaram a sala de aula e seguiram para um passeio com o objetivo de ampliar o conhecimento. A atividade faz parte da disciplina de Turismo. Mais de 40 alunos participaram do passeio que teve o monitoramento da coordenadora da UMIC, Sandra Toffolo e a Professora […]
Publicado em 25/06/2013
Por
Uma tarde diferente, alunos da Universidade da Melhor Idade (UMIC) deixaram a sala de aula e seguiram para um passeio com o objetivo de ampliar o conhecimento. A atividade faz parte da disciplina de Turismo.
Mais de 40 alunos participaram do passeio que teve o monitoramento da coordenadora da UMIC, Sandra Toffolo e a Professora de Turismo, Daniele Jannuzzi. Além da companhia da Primeira-Dama, Neyla Caramori e a Secretária de Assistência Social, Belenite Frozza.
– Ações como esta enriquecem o conhecimento e o aprendizado dos nossos idosos. E fortalece também os laços culturais e mantém viva as raízes do passado -lembra Belenite.
A primeira parada foi no Museu Selistre de Campos no Parque de Exposições Tancredos Neves. A casa composta por objetos, móveis, utensílios de antigamente conta a história dos colonizadores de Chapecó. Os visitantes fizeram uma viagem no tempo. Muitos se lembraram da infância, da casa dos pais, dos seus antepassados, das brincadeiras, do trabalho na roça.
O espaço que mais chamou a atenção dos alunos foi a cozinha que conserva todos os hábitos e os costumes daquela época. Inclusive, as louças, as panelas, o fogão a lenha, a pia, tudo proporcionou um resgate da história daqueles que se criaram no interior.
– A alegria desta turma é contagiante e como é bom ver o entusiasmo deles com a Universidade. Isso é gratificante, é qualidade de vida para nossos idosos – salienta a primeira-dama, Neyla Caramori.
Na sequência, a turma se deslocou para o Museu da Colônia Cella. A comunidade que este ano completa 90 anos traz a forte tradição italiana. A arquitetura da casa é preservada, assim como todos os objetos que estão expostos no Museu. Máquinas para moer uva, as bolsas utilizadas para transportar as mercadorias, as peças que compõem o cenário histórico foram doadas pelos moradores da comunidade, o que enriqueceu ainda mais os espaços. Na parte de cima da casa, se destaca a parte religiosa, com a presença até mesmo de um confessionário, exaltando a religiosidade que se mantém viva nos dias atuais.
– Nem a chuva, nem o frio, impediram os alunos de participar do passeio. Eles estavam ansiosos pela atividade que é um complemento do que eles estudaram em sala de aula – comenta a coordenadora da UMIC, Sandra Toffolo.
E o roteiro turístico encerrou na Agroindústria Malagutti. Na propriedade, os alunos conheceram a história de empreendedorismo da Família Malagutti. E por fim, degustaram um delicioso café colonial com pão caseiro, doce de leite, mel, nata, geléia de figo, rapadura, bolos, grostoli, suco de laranja, tudo com produtos do campo e fabricados pela família.
– O passeio proporciona conhecer melhor a história do município, os espaços e as riquezas de Chapecó – finaliza a professora de Turismo, Daniele Jannuzzi.
Esta é a segunda turma da UMIC. A primeira se formou em junho do ano passado, inclusive neste sábado, dia 22, os egressos realizam a Festa de 1 Ano de Formados, será um almoço na Cidade do Idoso.