Acervo do artista plástico Adilson Guanabara pode ser conferido na Unoesc Joaçaba
Publicado em 10/05/2024
Por Imprensa Unoesc

Desde 2019, a Unoesc Joaçaba conta com um acervo especial de telas que marcam mais de 50 anos de trabalho do artista plástico Adilson Guanabara. O pintor, que residiu no município, fez a doação à Universidade antes de se mudar para Florianópolis.
O acervo totaliza 142 telas, além de um cavalete de pintura e um baú com a biografia e outros documentos relacionados aos projetos desenvolvidos pelo artista. Destaque para a primeira obra de sua autoria, com valor histórico e sentimental.
Na época da doação, Guanabara enalteceu o desejo de deixar um legado. A Unoesc, segundo ele, foi escolhida pela responsabilidade e incentivo à cultura, para que possibilitasse o acesso de estudantes, professores, colaboradores e da comunidade em geral.
Algumas das obras do artista estão expostas na Biblioteca da Universidade, no campus 1. De segunda a sexta-feira, a visitação pode ser realizada das 7h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Nos sábados, o atendimento é das 7h30 às 11h30.
— Desde que recebemos a doação, em 2019, promovemos várias exposições para divulgar esse importante trabalho, que enriquece o acervo cultural da Instituição — destaca o coordenador da Biblioteca da Unoesc Joaçaba, professor Tiago Diersmann.