Acadêmicos promovem debate para marcar o Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista foi comemorado em 7 de abril. Para marcar a data e refletir sobre a profissão, neste ano, acontecerá uma palestra, seguindo uma tradição do curso de Jornalismo da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, que em todos os anos realiza um ato alusivo à data. A organização deste ato está […]
Publicado em 17/04/2012
Por Unoesc
O Dia do Jornalista foi comemorado em 7 de abril. Para marcar a data e refletir sobre a profissão, neste ano, acontecerá uma palestra, seguindo uma tradição do curso de Jornalismo da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, que em todos os anos realiza um ato alusivo à data.
A organização deste ato está a cargo dos acadêmicos da 7ª Fase do Curso que aproveitam a instalação da Regional Oeste, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina que ocorreu no início deste ano em Chapecó, para debater sobre a valorização da profissão e o fortalecimento do jornalismo na região.
Com o propósito de valorizar a profissão de Jornalista, especialmente na região, os acadêmicos da 7ª Fase convidaram representantes da Federação Nacional de Jornalistas para uma reunião/palestra que acontecerá nesta terça-feira, 17 de abril, às 19h, na sala 4, Bloco C, da Universidade. A promoção pretende reunir não somente os estudantes de Jornalismo, mas também profissionais que atuam na área, principalmente do Extremoeste.
Promover a profissão
Segundo um dos diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Santa Catarina, que recentemente implantou uma sede em Chapecó para atender à região Oeste, Vagner Dalbosco, na pauta de debate estão informações sobre a profissão, no contexto regional e nacional, esclarecimentos de dúvidas sobre a atuação do sindicato, as mobilizações e questões que envolvem a profissão do jornalista, como aspectos trabalhistas, diploma, estágio e piso salarial.
– Por isso, convidamos estudantes e profissionais do jornalismo para esta conversa. Entendemos que o fortalecimento da profissão não depende apenas do Sindicato, mas do envolvimento de todos – convida.
Sobre a sede regional em Chapecó, Dalbosco acredita no fortalecimento da classe e que essa aproximação depende do esforço dos profissionais e dos acadêmicos.
– Trata-se de uma conquista de caráter administrativo, pois a partir de agora os jornalistas da região não precisam encaminhar suas demandas até Florianópolis, temos um local aqui na região para nos atender – reforça.
Entre as atividades que serão realizadas pela assessoria da regional, estão o envio do registro profissional, a emissão da carteira oficial de jornalista profissional pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), encaminhamento de homologações, assessoria jurídica com plantão todas as terças-feiras e descontos em estabelecimentos que tenham convênio com o Sindicato.
Os acadêmicos de Jornalismo estão mobilizando também os colegas já formados e aqueles que ainda não possuem a Carteira Profissional de Jornalista para que venham para esta palestra/reunião e possam também compreender como devem encaminhar seus pedidos de registro profissional e obter o registro profissional junto ao Ministério do Trabalho.