Página inicial O que acontece Acadêmicos promovem debate para marcar o Dia do Jornalista
Graduação São Miguel do Oeste

Acadêmicos promovem debate para marcar o Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista foi comemorado em 7 de abril. Para marcar a data e refletir sobre a profissão, neste ano, acontecerá uma palestra, seguindo uma tradição do curso de Jornalismo da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, que em todos os anos realiza um ato alusivo à data. A organização deste ato está […]


O Dia do Jornalista foi comemorado em 7 de abril. Para marcar a data e refletir sobre a profissão, neste ano, acontecerá uma palestra, seguindo uma tradição do curso de Jornalismo da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, que em todos os anos realiza um ato alusivo à data.

A organização deste ato está a cargo dos acadêmicos da 7ª Fase do Curso que aproveitam a instalação da Regional Oeste, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina que ocorreu no início deste ano em Chapecó, para debater sobre a valorização da profissão e o fortalecimento do jornalismo na região.

Com o propósito de valorizar a profissão de Jornalista, especialmente na região, os acadêmicos da 7ª Fase convidaram representantes da Federação Nacional de Jornalistas para uma reunião/palestra que acontecerá nesta terça-feira, 17 de abril, às 19h, na sala 4, Bloco C, da Universidade. A promoção pretende reunir não somente os estudantes de Jornalismo, mas também profissionais que atuam na área, principalmente do Extremoeste.

Promover a profissão

Segundo um dos diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Santa Catarina, que recentemente implantou uma sede em Chapecó para atender à região Oeste, Vagner Dalbosco, na pauta de debate estão informações sobre a profissão, no contexto regional e nacional, esclarecimentos de dúvidas sobre a atuação do sindicato, as mobilizações e questões que envolvem a profissão do jornalista, como aspectos trabalhistas, diploma, estágio e piso salarial.

– Por isso, convidamos estudantes e profissionais do jornalismo para esta conversa. Entendemos que o fortalecimento da profissão não depende apenas do Sindicato, mas do envolvimento de todos – convida.

Sobre a sede regional em Chapecó, Dalbosco acredita no fortalecimento da classe e que essa aproximação depende do esforço dos profissionais e dos acadêmicos.

– Trata-se de uma conquista de caráter administrativo, pois a partir de agora os jornalistas da região não precisam encaminhar suas demandas até Florianópolis, temos um local aqui na região para nos atender – reforça.

Entre as atividades que serão realizadas pela assessoria da regional, estão o envio do registro profissional, a emissão da carteira oficial de jornalista profissional pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), encaminhamento de homologações, assessoria jurídica com plantão todas as terças-feiras e descontos em estabelecimentos que tenham convênio com o Sindicato.

Os acadêmicos de Jornalismo estão mobilizando também os colegas já formados e aqueles que ainda não possuem a Carteira Profissional de Jornalista para que venham para esta palestra/reunião e possam também compreender como devem encaminhar seus pedidos de registro profissional e obter o registro profissional junto ao Ministério do Trabalho.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.