Página inicial O que acontece Acadêmicos desenvolvem projetos sociais à comunidade
Inserção Social Graduação Pinhalzinho

Acadêmicos desenvolvem projetos sociais à comunidade

Os estudantes da sexta fase do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho apresentaram, este mês, os projetos sociais,  desenvolvidos no componente curricular de Técnicas de Avaliação e Intervenção Psicossocial. Os trabalhos foram apresentados no auditório da Universidade com a participação da comunidade. Segundo a professora do componente curricular, Lisandra Antunes de Oliveira, os estudantes tiveram […]


Os estudantes da sexta fase do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho apresentaram, este mês, os projetos sociais,  desenvolvidos no componente curricular de Técnicas de Avaliação e Intervenção Psicossocial. Os trabalhos foram apresentados no auditório da Universidade com a participação da comunidade.

Segundo a professora do componente curricular, Lisandra Antunes de Oliveira, os estudantes tiveram que identificar as necessidades dos locais onde estão inseridos e  desenvolver projetos inéditos. Ela destaca que os projetos trazem benefícios à população e ampliam o leque de possibilidades de atuação do psicólogo.Para o coordenador do curso, professor Álvaro Cielo Mahl, a atividade faz com que o aluno amplie a sua percepção para identificar as demandas da região e buscar  desenvolver planos e estratégias de intervenção que atendam às necessidades do local.

Este ano, os acadêmicos desenvolveram propostas sobre prevenção ao abuso sexual e suicídio; esclarecimento de gêneros nas escolas; implantação de psicólogos em locais que ainda não têm; Infecção Sexualmente Transmissível  (IST) na escola; educação no trânsito; grupos para pessoas enlutadas; grupos para familiares de pessoas que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC); grupo para pessoas com depressão, entre outros.

Segundo a professora Lisandra, os projetos sobre prevenção ao suicídio e ao abuso sexual infantil  serão apresentados, no próximo ano, em uma audiência pública no município de Maravilha.

Prevenção do suicídio e do abuso sexual 

A acadêmica Taize Hollas desenvolveu o projeto “Prevenção do suicídio com a população rural do município de Maravilha”. O trabalho tem o objetivo de mapear e identificar pessoas suscetíveis ao suicídio; detectar possíveis fatores agravantes do grupo de risco; promover campanhas preventivas; proporcionar a formação de laços afetivos entre a população rural e acolher as famílias com casos de suicídio.

— Esse é um sério problema de saúde pública. Dados do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Instituto Médico Legal (IGP) apontam que, entre 2010 e 2015, o município de Maravilha teve 25 mortes por suicídio — afirma a estudante.

O trabalho intitulado ” Abuso sexual infantil: a importância da prevenção nas escolas” foi tema do projeto da acadêmica Daiane Robert. A proposta é capacitar os profissionais da educação sobre o abuso sexual infantil e abordar o tema com crianças e adolescentes da 1ª série a 5ª série das escolas de Maravilha.

— Mesmo com um elevado número de casos comprovados, a prevenção não é trabalhada nas escolas, principalmente pelo medo e por ainda ser um tabu em nossa sociedade — avalia Daiane.

As estudantes Taize e Daiane relatam que os projetos sociais fazem com que elas tenham um olhar diferenciado sobre temas importantes que envolvem a comunidade, além de ser uma oportunidade para incentivar mudanças e propor melhorias no local onde vivem. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.