Página inicial O que acontece Acadêmicos debatem sobre ética e perspectiva do profissional fisioterapeuta
Graduação São Miguel do Oeste

Acadêmicos debatem sobre ética e perspectiva do profissional fisioterapeuta

A 1ª Semana Acadêmica do curso de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste encerrou quarta-feira, dia 11, no auditório da Universidade. Durante o evento, a representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Lisiane Fabris Chiumento, ministrou a palestra Ética e Perspectiva do Profissional Fisioterapeuta. Lisiane abordou sobre a evolução das técnicas […]


A 1ª Semana Acadêmica do curso de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste encerrou quarta-feira, dia 11, no auditório da Universidade. Durante o evento, a representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Lisiane Fabris Chiumento, ministrou a palestra Ética e Perspectiva do Profissional Fisioterapeuta. Lisiane abordou sobre a evolução das técnicas fisioterápicas e desse profissional; áreas de atuação; código de ética profissional; referencial de honorários, entre outros.

Outro assunto discutido, durante a Semana Acadêmica, foi a Fisioterapia Uroginecológica. A fisioterapeuta Emanuela Rospide falou sobre os benefícios da Fisioterapia Pélvica. Ela destacou que as técnicas de reabilitação do assoalho pélvico podem ser aplicadas em diversas disfunções, como: incontinência urinária e fecal, gestação e parto e disfunções sexuais. A palestrante mostrou aos acadêmicos os aparelhos que são utilizados na reabilitação do assoalho pélvico, tanto em homens como em mulheres.

Os estudantes também participaram de atividades teóricas e práticas sobre primeiros socorros, com os soldados do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, Maycon Tibola e Anderson Marasca. Os soldados abordaram sobre o fluxograma do Sistema de Emergências Médicas (SEM), sobre a cadeia de sobrevivência da Associação Americana do Coração (AHA) e os dois tipos de atendimento emergencial: emergências médicas e atendimentos de trauma. Além disso, foram realizadas as práticas de aferição dos sinais vitais: pressão arterial, ritmo respiratório e pulsações.

— Os estudantes também aprenderam as causas e os procedimentos de desobstrução das vias aéreas, tiveram a teoria e a prática da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e técnicas de ventilação — complementa a coordenadora do curso, professora Josilene Kaminski.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.