Acadêmicos de Medicina realizam Júri Simulado
Na última segunda-feira, acadêmicos da 7ª fase do Curso de Medicina da Unoesc Campus de Joaçaba realizaram um júri simulado. A atividade integra o conteúdo da disciplina Ética Médica, ministrada pelos professores Elcio Luiz Bonamigo e Bruno Rodolfo Schlemper Junior, e é realizada semestralmente. Foi simulado um julgamento do Conselho Regional de Medicina em que […]
Publicado em 12/05/2010
Por
Na última segunda-feira, acadêmicos da 7ª fase do Curso de Medicina da Unoesc Campus de Joaçaba realizaram um júri simulado. A atividade integra o conteúdo da disciplina Ética Médica, ministrada pelos professores Elcio Luiz Bonamigo e Bruno Rodolfo Schlemper Junior, e é realizada semestralmente.
Foi simulado um julgamento do Conselho Regional de Medicina em que um médico, interpretado por um acadêmico, é denunciado por infringir um artigo do Código de Ética da profissão: emissão de atestados falsos. Os próprios estudantes interpretaram os papéis de relator e revisor do processo, de denunciante, denunciado e conselheiros, além de organizarem o evento.
Um dos mais respeitados estudiosos da Bioética no país, José Eduardo Siqueira, participou da simulação. Ele atuou como presidente do julgamento. Também participaram como convidados o professor Ricardo Nodari, do curso de Direito – que interpretou o advogado do denunciado –, e o estudante do mesmo curso, Luan Fernando Dias – que representou o advogado do denunciante.
A atividade envolveu ainda os estudantes que estão na 3ª, 4ª, 5ª e 6ª fases de Medicina, que puderam acompanhar o evento.