Acadêmicos de Engenharia Florestal participam de aula de campo
Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Engenharia Florestal, do Campus de Xanxerê, participaram de uma aula de campo no componente curricular de Fitogeografia, ministrado pelo professor Guilherme Santos Ferraz de Arruda. A atividade, que ocorreu na semana passada, foi realizada em dois locais diferentes: primeiro, em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista (floresta […]
Publicado em 02/04/2012
Por Unoesc
Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Engenharia Florestal, do Campus de Xanxerê, participaram de uma aula de campo no componente curricular de Fitogeografia, ministrado pelo professor Guilherme Santos Ferraz de Arruda.
A atividade, que ocorreu na semana passada, foi realizada em dois locais diferentes: primeiro, em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista (floresta com araucárias), localizado na Estação Ecológica da Mata Preta; depois, em uma região de altitude (em torno de 1100 metros) conhecida como Campos de Palmas, naquele município paranaense.
A Estação Ecológica (Esec) da Mata Preta constitui uma Unidade de Conservação Federal (UCF) com aproximadamente 6500 hectares, criada em 2005, no município de Abelardo Luz. Nessa estrutura vegetacional, predomina a araucária, associada com espécies importantes, como imbuia, canelas, cedro, angico, xaxim, entre outras.
Já nos Campos de Palmas, os acadêmicos observaram a vegetação tipo estepe (campo natural), na qual predominam gramíneas e herbáceas. Em ambos os locais, tiveram como guia o analista ambiental do ICMBio e gestor da Esec da Mata Preta, Fábio Corrêa.
A proposta da aula de campo, conforme explica o professor Guilherme, era oportunizar aos acadêmicos um contato direto com esses tipos de vegetação, para consolidar alguns conteúdos abordados em sala de aula.
Depoimentos ratificam validade da aula de campo
Na opinião da acadêmica Leliane Zancanaro, participante da atividade, sempre é de grande importância visitar novas áreas.
– Isso para que possamos ter um conhecimento prático do que foi estudado em sala de aula – observa.
Seus colegas Flávio Roberto Filipini e Michel Platini Casal compartilham a mesma avaliação.
– A aula de campo foi muito produtiva, pois é na prática que aprendemos mais e assimilamos melhor os conteúdos. Quando vivenciamos na prática determinada situação apresentada em sala de aula, a experiência daquele momento será levada para toda nossa vida – ressaltam.