Página inicial O que acontece Acadêmicos de Ciências Biológicas realizam ajardinamento do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe
Graduação Aulas Joaçaba

Acadêmicos de Ciências Biológicas realizam ajardinamento do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe

Sete acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Joaçaba realizaram o ajardinamento dos espaços de convivência do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe -Inovale, espaço que foi inaugurado esta semana em Joaçaba.  Eles foram orientados pela professora Maira Dalavequia e o objetivo, mais do que a prestação de serviço, foi pôr em prática […]


Sete acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Unoesc Joaçaba realizaram o ajardinamento dos espaços de convivência do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe -Inovale, espaço que foi inaugurado esta semana em Joaçaba.  Eles foram orientados pela professora Maira Dalavequia e o objetivo, mais do que a prestação de serviço, foi pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, nas diversas disciplinas, incluindo a de “Práticas de Paisagismo”.

A atividade de Paisagismo é uma das diversas áreas de atuação do Biólogo, e o projeto faz parte do roll das atividades curriculares complementares que o curso oferece, e que a partir deste ano serão oferecidas de forma permanente. O coordenador do curso, professor Roberto Degenhardt, explica que o projeto envolve não apenas a instalação das plantas, mas também o acompanhamento do desenvolvimento e adaptação delas no local. Inclusive, abre uma nova possibilidade de especialização para os alunos que se formam no curso de Ciências Biológicas.

— Buscamos valorizar a flora local como recurso paisagístico, e muitas das espécies que foram utilizadas são nativas da nossa região, são plantas que não são muito utilizadas como elementos para compor os projetos tradicionais pois não são espécies comercializadas e assim precisaram um processo de plantio e cultivo especializado, que foi realizado nas instalações da casa de vegetação do curso de Biologia, e que depois transplantadas para o Centro de Inovação — explicou o professor.

De acordo com os envolvidos, foi necessário muita dedicação para que fosse possível concluir o ajardinamento em tempo hábil.

Para a preparação das plantas a equipe utilizou muitos recipientes reutilizados como vasos temporários, que tiveram que ser coletados e preparados para que servissem ao propósito, a terra foi coletada e preparada pelos alunos e a professora, não demandando a aquisição de substrato para o projeto. A direção do Polo Inovale disponibilizou os vasos para o plantio final, assim como obteve por doação as cascas de pinus utilizadas para a elaboração do jardim interno.

— Participar deste projeto foi um grande desafio, que exigiu de cada um de nós muita persistência. Os resultados foram obtidos com a soma dos nossos esforços e competências, do engajamento e principalmente do trabalho em equipe, os quais proporcionaram para mim grande aprendizado e experiências — Nathana Bressan.

Ao final, o projeto teve ainda como resultados, um baixo investimento financeiro quando comparado a um projeto convencional e muito aprendizado para os acadêmicos.

— Agradeço de coração,pela oportunidade. A instalação do canteiro interno foi uma aventura e tanto — ressaltou a acadêmica Elizabeth dos Santos

— Quando recebi o convite para participar do projeto nem me passava pela cabeça o que estava por vir, mas soube de cara que seria incrível. Eu vi uma oportunidade de conhecimento incrível e me auxiliou em muitos aspectos da minha vida pessoal — finalizou, também acadêmica do curso, Aline da Rosa.

*Colaborou professor Roberto Degenhardt

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.