Página inicial O que acontece Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem estudo no centro de Videira
Graduação Acessibilidade Videira

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem estudo no centro de Videira

Como parte integrante do componente curricular de Desenho Urbano I do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, os acadêmicos​,​ sob a orientação da professora Inara Pagnussat Camara, fizeram uma atividade ao ar livre, no Largo da Estação em Videira. ​A ação aconteceu na ​ú​ltima semana do mês de março com o objetivo de […]


Como parte integrante do componente curricular de Desenho Urbano I do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, os acadêmicos​,​ sob a orientação da professora Inara Pagnussat Camara, fizeram uma atividade ao ar livre, no Largo da Estação em Videira.

​A ação aconteceu na ​ú​ltima semana do mês de março com o objetivo de familiarizar os acadêmicos​ à ​estrutura arquitetônica da ​cidade. Eles foram divididos em seis grupos e desafiados a realizar diversas atividades envolvendo a leitura e percepção do espaço.

No local, ​os alunos​​ ​trabalharam temas como problemas e potencialidades do desenho urbano​,​​ envolvendo a percepção, tipos de vegetações predominantes e materiais utilizados no parque​, al​ém d​o ​estudo do ​design e características​​ d​o​​ mobiliário urbano​. Na oportunidade, puderam perceber a​ relação homem x ambiente x cidade, problemas e potenciais do ponto de vista dos usuários​,​​ com a realização de entrevistas e,​ ​​por fim​,​ ​estudaram, ​os ​equipamentos de identidade, localização, pontos nodais entre outros.

— Desta forma, frente aos problemas e atividades potenciais que o meio urbano proporciona​, despertando o senso de observação e análise, esperam-se melhores resultados dos projetos que serão propostos no decorrer ​das aulas. Além dis​s​o, ​o objetivo da aula em campo, foi constatar in loco, que ​o desenho urbano não envolve apenas a escolha de materiais, mobiliário​ e​ paisagismo de uma cidade — explica a professora responsável pela atividade.

Ela aponta que qualquer decisão de projeto interfere, direta ou indiretamente, no modo de vida de uma sociedade, no seu comportamento e na sua utilização (ou não) dos espaços.

—​ Um parque, sendo um espaço de uso aberto e público,​ ​ao ser projetado e construído, ​precisa proporcionar aos usuários o máximo de usos, abrangendo diversidade de públicos, diversidade social em diversos sentidos, para que as pessoas usem​, apropriem​-se​ e​ ​se ​​sintam​ identi​ficadas​ com o local.     

Na ocasião, o grupo de estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Videira, teve a oportunidade de reunir-se com administradores públicos, que pela sua experiência oportunizaram  o conhecimento sobre práticas do setor, no sentido de propiciar à comunidade local de entretenimento e convivência.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.