Página inicial O que acontece Acadêmicos de Agronomia participam de viagem de estudos no Rio Grande do Sul
Graduação Estudante São José do Cedro Maravilha

Acadêmicos de Agronomia participam de viagem de estudos no Rio Grande do Sul

Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha participaram, no final deste mês, de uma viagem de estudos ao Rio Grande do Sul. Os estudantes conheceram a Biotrigo Genética, o Laboratório de Biotecnologia e Recursos Genéticos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi em Passo Fundo […]


Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha participaram, no final deste mês, de uma viagem de estudos ao Rio Grande do Sul. Os estudantes conheceram a Biotrigo Genética, o Laboratório de Biotecnologia e Recursos Genéticos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi em Passo Fundo (RS). A Stara Agrícola, localizada em Não-Me-Toque (RS), também integrou o roteiro da viagem de estudos dos acadêmicos.

Durante a visita à Biotrigo, os estudantes participaram de uma palestra sobre o panorama do trigo no Brasil e o manejo de nitrogênio na cultura. Na oportunidade, conheceram a estrutura da empresa e visitaram as estufas de cruzamentos genéticos, a panificadora experimental e a unidade de beneficiamento de sementes.

No Laboratório de Biotecnologia e Recursos Genéticos da UPF, os alunos visualizaram o processo de multiplicação in vitro de gipsófila, batata inglesa, morango, orquídeas, entre outras espécies, além de receberem informações sobre técnicas de melhoramento genético.  Os futuros engenheiros agrônomos também conheceram o herbário e as exposições sobre abelhas e educação ambiental do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi.

Outro local visitado foi a Stara Agrícola. A empresa familiar, localizada na cidade gaúcha de Não-Me-Toque, exporta para 35 países. No local, os acadêmicos de Agronomia e os pós-graduandos em Produção Vegetal participaram de uma palestra sobre a história da empresa e sobre o manejo das culturas para altos rendimentos com foco na agricultura de precisão.

Segundo o professor Alceu Cericato, as viagens possibilitam o encontro do acadêmico com o universo profissional e possibilitam uma formação mais ampla.

— Durante as viagens de estudos, os acadêmicos observam o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, verificam a sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela. Além de constatarem aspectos técnicos de conhecimento, os alunos também agregam valores pessoais e profissionais — conclui o professor.

O aluno da pós-graduação, Edernal Bottin, avaliou positivamente a viagem de estudos.

— Durante a visita à Stara Agrícola obtivemos conhecimentos importantes sobre a agricultura de precisão — comenta.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.