Página inicial O que acontece Acadêmicos da Unoesc conhecem o Superior Tribunal de Justiça
Graduação Estudante Videira Pinhalzinho

Acadêmicos da Unoesc conhecem o Superior Tribunal de Justiça

Os acadêmicos do curso de Direito da Unoesc, Guilherme Henrique Hickmann e Romano Meneguzzi, conheceram, recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Guilherme, do campus Pinhalzinho, e Romano, de Videira, estão entre os 30 estudantes de Direito, de diferentes lugares do Brasil, selecionados pelo programa de visitação técnica Conhecendo o STJ. Os dois alunos da Unoesc […]


Os acadêmicos do curso de Direito da Unoesc, Guilherme Henrique Hickmann e Romano Meneguzzi, conheceram, recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Guilherme, do campus Pinhalzinho, e Romano, de Videira, estão entre os 30 estudantes de Direito, de diferentes lugares do Brasil, selecionados pelo programa de visitação técnica Conhecendo o STJ. Os dois alunos da Unoesc foram os únicos representantes de Santa Catarina nesta edição do programa.

Segundo Guilherme, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre o funcionamento, a organização e a estrutura do STJ, acompanhar atividades administrativas desenvolvidas em todos os setores do Tribunal, além de assistir sessões de julgamento.

— Por não conhecer o STJ e o Supremo Tribunal Federal (STF), imaginava uma audiência muito mais complexa. Entretanto, o que vimos foi um debate formal de assuntos jurídicos, em que advogados e ministros possuíam amplo conhecimento sobre a causa — detalha Guilherme, destacando a receptividade de ministros e outros funcionários.

Guilherme garante que a experiência adquirida, durante a visitação, foi muito além do conhecimento jurídico. Ele destaca a amizade que fez ao passar uma semana com acadêmicos de Direito de quase todos os Estados do País.

— Conhecer de perto esta 'brasilidade' e a realidade do judiciário de cada canto do Brasil é indescritível — frisa Guilherme.

Para Romano, que está na última fase do curso, a troca de experiência com colegas universitários de outras regiões também serviu para redefinir conceitos sobre a realidade da vida acadêmica e profissional no interior do país.

 — A gente pensa que, por residir em um município do interior, não tem visibilidade, mas se engana — afirma Romano.

SOBRE O PROGRAMA

O programa Conhecendo o STJ é realizado duas vezes por ano nos meses de fevereiro e agosto.  A cada edição são oferecidas 30 vagas.  Para se inscrever, é preciso ter cursado, no mínimo, o quinto semestre letivo em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Quanto mais próximo do final do curso o candidato estiver, melhor será a sua classificação.

De acordo com o coordenador do curso de Direito de Pinhalzinho, professor Peterson Fernando Schaedler, o programa é uma oportunidade para estudantes conhecerem o ambiente de trabalho do STJ, que é considerado um dos mais importantes no cenário jurídico. 

 

* Colaborou João Luiz Bariviera, Unoesc Videira

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.