Acadêmicos da Unoesc auxiliam na organização da 1ª Corrida Novembro Azul
Visando a estimular a prática do esporte, o curso de Educação Física da Unoesc Xanxerê contribuiu com a organização da 1ª Corrida Novembro Azul, da Polícia Militar de Xanxerê, alusiva à campanha de combate ao câncer de próstata. A Corrida de Rua foi uma iniciativa da 4ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Fronteira, […]
Publicado em 09/11/2017
Por Unoesc
Visando a estimular a prática do esporte, o curso de Educação Física da Unoesc Xanxerê contribuiu com a organização da 1ª Corrida Novembro Azul, da Polícia Militar de Xanxerê, alusiva à campanha de combate ao câncer de próstata.
A Corrida de Rua foi uma iniciativa da 4ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Fronteira, sede em Xanxerê, contando com o apoio da Unoesc e de diversos colaboradores e patrocinadores. Participaram 243 atletas dos municípios de Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Xaxim, Chapecó, Abelardo Luz e Bom Jesus, que percorreram um trajeto de 5 km na Avenida Brasil, um trecho considerado difícil pelas subidas desafiadoras.
O evento foi planejado pela coordenadora do curso de Educação Física, professora Deonilde Balduino, o professor Sergio Ricardo e o acadêmico Gelson Andrey, juntamente com o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Xanxerê, capitão Vilte dos Santos e a agente temporária, PM Jéssica de Lima.
DISCIPLINA DE CORRIDA DE RUA
Fazendo parte da Atividade Curricular Complementar II, foi ministrada no curso de Educação Física a disciplina “Corrida de Rua”. Os acadêmicos conheceram a parte histórica, tiveram a demonstração de como elaborar um regulamento até como organizar um evento.
Os alunos da 2ª fase de Educação Física Bacharelado exerceram funções fundamentais durante a 1ª Corrida Novembro Azul quando atuaram no balizamento, na segurança, na orientação dos atletas no trajeto, nos pontos de hidratação e apuração do resultado dos atletas.
Orientados pela professora Angélica, os acadêmicos da 6ª fase realizaram o alongamento antes da prova, também oferecendo um acompanhamento personalizado pós-prova aos participantes.
A coordenadora do curso de Educação Física destacou a importância deste exercício prático do aprendizado.
— Esta inserção da Unoesc na comunidade é importante para professores e muito especial para os acadêmicos, pois se trata de uma oportunidade de aliar conhecimento teórico com a vivência prática em condições reais de ação. Considerando que o curso de Educação Física busca o cuidado com a saúde para a melhor qualidade de vida, é sempre muito oportuno participar de toda estruturação desse tipo de evento — afirmou a professora.
A coordenadora destacou também a confiança depositada pela Polícia Militar, atribuindo tarefas tão importantes ao curso de Educação Física.
A Unoesc, através do curso de Educação Física, ainda vai atuar diretamente na organização das atividades, colaborando com o Circuito Unimed de Corridas que acontece no próximo dia 26 de novembro.