Página inicial O que acontece Acadêmico de Educação Física relata sua experiência em fazer intercâmbio na Espanha
Graduação Xanxerê

Acadêmico de Educação Física relata sua experiência em fazer intercâmbio na Espanha

O acadêmico Darlan Luis Pretes, da 8ª fase do curso de Educação Física da Unoesc Xanxerê, realizou o sonho de fazer um intercâmbio e foi na Universidade Católica San Antonio de Murcia (UCAM), em Murcia – Espanha. Com o objetivo de adquirir conhecimento em disciplinas na área da Educação Física de outro país, além de […]


O acadêmico Darlan Luis Pretes, da 8ª fase do curso de Educação Física da Unoesc Xanxerê, realizou o sonho de fazer um intercâmbio e foi na Universidade Católica San Antonio de Murcia (UCAM), em Murcia – Espanha.

Com o objetivo de adquirir conhecimento em disciplinas na área da Educação Física de outro país, além de vivenciar a cultura e conhecer locais, Darlan permaneceu na Espanha no período de 22 de janeiro a 3 de agosto de 2020.

O estudante relata que já tinha conhecimento sobre esta oportunidade que a Unoesc proporciona aos seus acadêmicos, mas que o grande incentivo foi de uma amiga e, posteriormente, com o apoio da coordenadora de Relações Internacionais da Unoesc Xanxerê, professora Irene e Sá.

Darlan relata que superada a ansiedade de viajar para ao exterior pela primeira vez e, ainda, ficar seis meses a mais de 10 mil quilômetros de casa, encontrou um país de primeiro mundo, tecnológico e moderno, totalmente diferente do que estava habituado aqui na região onde mora.

— Confesso que tive dificuldade de migrar para o meio on-line de aulas da UCAM. As disciplinas que ingressei eram todas com atividades práticas que foram suspensas logo que cheguei. Mas felizmente tirei muitas lições positivas convivendo com essa nova realidade, a qual estamos passando agora aqui no Brasil. Foram dois meses presos em casa, com uma rotina de trabalhos da Universidade e preocupação sobre o assunto tão falado no momento “pandemia” — comentou Darlan.

Sobre a cultura de Murcia, o acadêmico destaca que foi muito bem recebido, desde a universidade espanhola até as pessoas com quem conviveu na casa em que ficou hospedado e do comércio em geral da cidade.

— Fique hospedado em uma casa de família, localizada a 15 minutos caminhando da UCAM. Foi a casa que reservei antes de viajar para a Espanha e que fiquei até o final do intercâmbio. A dona da casa conversava comigo através das redes sociais e até foi me buscar na estação de ônibus na minha chegada à Murcia —pontuou o acadêmico.

Durante a estada na Espanha, Darlan destaca a experiência de falar outro idioma com pessoas da Espanha e também da América Latina, com as quais conviveu e visitou outros países e pontos turísticos.

— Conheci outros brasileiros e viajamos juntos para Granada, também na Espanha, onde todos tivemos a oportunidade de conhecer a neve. Esse dia foi incrível e aprendi andar de snowboard. Guardo um carinho grande pelas pessoas que conviveram comigo no tempo que fiquei hospedado em Murcia —relembra Darlan.

Para finalizar, o acadêmico deixa uma mensagem àqueles que pensam em fazer intercâmbio.

— Recomendo às pessoas vivenciar um intercâmbio, pois se aprende muito nessa jornada. Não se apeguem ao medo, pois ele faz parte das nossas grandes decisões. O intercâmbio é muito mais que estudar em outro país, é uma experiência que agregará conhecimento de vida, novos planos e sonhos que te levam a querer sempre mais — finalizou Darlan.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.