3º Encontro Catarinense discutirá Educação Ambiental para os novos tempos
Acontecerá em outubro, em Piratuba, o 3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental. Voltado a educadores ambientais, interessados no assunto e integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC), o evento tem a finalidade de analisar e propor ações e processos participativos na construção e acompanhamento de políticas e programas de Educação Ambiental […]
Publicado em 31/07/2014
Por Unoesc
Acontecerá em outubro, em Piratuba, o 3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental. Voltado a educadores ambientais, interessados no assunto e integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC), o evento tem a finalidade de analisar e propor ações e processos participativos na construção e acompanhamento de políticas e programas de Educação Ambiental no Estado.
A programação tem como tema central “Educação Ambiental: ética, inovações e informações necessárias para os novos tempos” e segue os eixos temáticos do Programa Estadual de Educação Ambiental: produção e divulgação de material educativo; acompanhamento e avaliação continuada; disponibilização permanente de informações; integração através da cultura de redes sociais; além de fontes de recursos. Será distribuída entre os dias 29 e 31 de outubro, com quatro palestras, duas mesas redondas, 13 oficinas e um world café sobre os encaminhamentos possíveis para a educação ambiental em Santa Catarina.
A palestra de abertura, sobre o tema central do evento, será ministrada pela jornalista Lia Disken. Ela é coordenadora do Comitê Cultura da Paz, resultado de uma parceria entre a Unesco e a Palas Athenas, que é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos sediada em São Paulo que promove, agencia e incuba programas e projetos nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Promoção Social. Lia também é premiada pela Unesco em função de sua contribuição na área dos Direitos Humanos e Cultura da Paz.
As demais palestras abordarão “Comunicação e cultura da paz: linguagem não violenta e cooperação”, com o mestre em Agroecossistemas Geraldo Buogo, “Escola e comunidade: ambientes de aprendizagem”, com a educadora Sayonara Amaral, e “A biologia do amor e a sustentabilidade”, com o professor Dr. Daniel Silva, da UFSC. As mesas redondas abordarão eixos temáticos do evento, com a participação de representantes das organizações que integram o CIEA/SC. Já as oficinas serão sobre diversos assuntos, tais como água, energias alternativas, reciclagem de papel, compostagem e pedagogia da cooperação, reunindo vários profissionais com conhecimento nessas áreas.
Para o diretor de Graduação da Unoesc Joaçaba e Vice-presidente da comissão organizadora do 3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, professor Ricardo Marcelo de Menezes, o evento é uma oportunidade para troca de experiências e discussões sobre como a educação ambiental vem se desenvolvendo em Santa Catarina, quais as dificuldades que enfrenta e como é possível avançar na contribuição com a sociedade para um futuro melhor.
– Também é um momento para uma análise crítica a respeito de como essa política de Estado vem sendo desenvolvida e como vamos melhorar a sua aplicação e difusão para um Estado comprometido com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável – afirma o professor.
Para participar do 3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, as pessoas interessadas devem se inscrever até o dia do evento. Para isso, é necessário solicitar o formulário de inscrição através do e-mail inscricoesciea@sds.sc.gov.br.
Mais informações podem ser encontradas no site da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Ao final da página, é possível localizar um banner que direciona para as informações do evento.
Apresentação de pôsteres
A programação também prevê a apresentação de pôsteres, com resumos de trabalhos que contemplem um dos seguintes temas: produção e divulgação de material educativo, acompanhamento e avaliação continuada, disponibilização permanente de informações, integração através da cultura de redes sociais e fontes de recursos.
A submissão de resumos, para apresentação, deve ser feita até o dia 22 de agosto através do e-mail inscricoesciea@sds.sc.gov.br. Os selecionados para apresentação em forma de pôster serão notificados até o dia 22 de setembro. Os demais aceitos serão contemplados nos anais do evento.