Página inicial O que acontece Alunos do Programa Protetor Ambiental participam de atividades na Unoesc
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste

Alunos do Programa Protetor Ambiental participam de atividades na Unoesc

Os alunos do Programa Protetor Ambiental de Palma Sola acompanharam, este mês, uma aula prática dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. A atividade também contou com a presença dos integrantes do Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (NEVS) e foi coordenada pelo biólogo e professor, Jackson Preuss, com o apoio da coordenadora do curso […]

Os alunos do Programa Protetor Ambiental de Palma Sola acompanharam, este mês, uma aula prática dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. A atividade também contou com a presença dos integrantes do Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (NEVS) e foi coordenada pelo biólogo e professor, Jackson Preuss, com o apoio da coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Daniele Beuron e da professora Grasiela de Bastiani.

Durante a aula prática, foi verificado o estado de saúde de um gavião-carijó, resgatado pelo Corpo de Bombeiros de São José do Cedro, e de uma coruja mocho-diabo, entregue por populares de Dionísio Cerqueira à Polícia Militar Ambiental.

— Os dois animais estavam com sintomas de trauma, ocasionado por algum tipo de choque, além de deficiência nutricional. Após a realização de diagnósticos por imagem, não foi constatada nenhuma fratura — afirma o professor Jackson Preuss, salientando que, posteriormente, os animais foram encaminhados ao pelotão da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste para os procedimentos cabíveis de tratamento e soltura.

Além da aula prática, os alunos do Programa Protetor Ambiental participaram de uma palestra sobre a fauna. Jackson destacou que a extinção das espécies é um processo irreversível. Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há pelo menos 330 espécies e subespécies ameaçadas de extinção. Após a palestra, os alunos do Programa conheceram o Laboratório de Anatomia Animal.

Programa Protetor Ambiental

O Programa Protetor Ambiental da Polícia Militar Ambiental é destinado a estudantes de 12 a 14 anos de idade. Os estudantes têm aulas teóricas e práticas voltadas ao meio ambiente. De acordo com o coordenador do Grupo de Educação Ambiental da Polícia Militar, Gilberto Pilla, uma das disciplinas é a Gestão de Fauna.

— A Unoesc oferece excelentes laboratórios, como o de Anatomia Animal, que agregam muito conhecimento, por meio das práticas realizadas, além dos profissionais qualificados que contribuem para um melhor entendimento do conteúdo. Assim, a Unoesc torna-se uma importante parceira que, há décadas, participa da construção de um cidadão ético e efetivamente comprometido com as questões ambientais — ressalta Pilla.

O Programa Protetor Ambiental tem o objetivo de tornar os jovens multiplicadores de saberes ambientais e possíveis lideranças nas comunidades em que estão inseridos. Este ano, o Programa está sendo desenvolvido em São Miguel do Oeste e Palma Sola.