Página inicial O que acontece Unoesc recebe materiais esportivos e assina convênios do Projeto de Iniciação Esportiva Escolar
Graduação Esporte Joaçaba Chapecó

A Unoesc será parceria do Projeto de Iniciação Esportiva Escolar (PIDE), desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, e por isso, foram realizadas nos campus de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Chapecó, solenidades para a entrega de materiais esportivos e assinaturas dos convênios. Na Unoesc Xanxerê, a cerimônia de lançamento ocorrerá na quinta-feira […]

A Unoesc será parceria do Projeto de Iniciação Esportiva Escolar (PIDE), desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, e por isso, foram realizadas nos campus de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Chapecó, solenidades para a entrega de materiais esportivos e assinaturas dos convênios. Na Unoesc Xanxerê, a cerimônia de lançamento ocorrerá na quinta-feira (19).

Ao todo, o programa pretende criar mais de 20 mil vagas de iniciação esportiva em todo o estado. O investimento em bolsas será de R$ 5,6 milhões para dois anos de projeto. O PIDE tem por objeto oferecer práticas esportivas no contraturno escolar para crianças na faixa etária de 10 a 16 anos que estejam regularmente matriculadas na rede de ensino público estadual e municipal, a fim de desenvolver e promover a iniciação esportiva no estado de Santa Catarina.

—  É um projeto que leva à transformação social, porque oportuniza saúde, educação, segurança enquanto estão praticando esportes e é esse o papel do estado, criar e fomentar essas oportunidades. Destacamos que a Unoesc está sendo protagonista ao firmar a parceria e estender o projeto para seus cinco campi — afirmou o presidente da Fesporte, Kelvin Nunes Soares.

— Além do auxílio com as bolsas de estudo para os acadêmicos, temos o desenvolvimento das práticas esportivas que tanto beneficiam a comunidade. É sem dúvida um programa extraordinário — destacou o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

Unoesc Joaçaba

Em Joaçaba, a cerimônia de Lançamento do Projeto aconteceu na quinta-feira (12) no Auditório da Saúde, localizado na Campus 2 da Unoesc. Entre os presentes: o Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon; o presidente da Fesporte, Kelvin Nunes Soares; o superintendente de Esportes do Município de Joaçaba, Renan Pazin; bem como, a coordenadora do curso de Educação Física e Conselheira do Cref 03, professora Elisabeth Baretta; o professor e Conselheiro do Conselho Estadual de Esportes, Renan Souza; demais professores do curso, acadêmicos, dirigentes e representantes da Universidade, representantes dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Catanduvas.

O projeto está na fase de planejamento das atividades, quadro de horários e instrução dos acadêmicos bolsistas. Reuniões foram realizadas para fomentar parcerias com as Secretarias de Assistência Social e Educação do município de Joaçaba, e Secretaria de Assistência do Município de Herval d’Oeste. Ainda neste mês serão divulgados os horários e atividades que serão desenvolvidas.

Unoesc Videira

Na Unoesc Videira, o lançamento aconteceu na noite de quinta-feira (12) e foi realizado no Auditório do Campus. Estiveram presentes, representantes das Fundações de Esportes de municípios da região e outras autoridades. Sergio Ozelame, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Videira, representou o prefeito Dorival Carlos Borga. Ao todo, 17 acadêmicos do curso de Educação Física vão participar do projeto. As modalidades, dias e locais onde serão realizadas as atividades serão informados em momento posterior.

Unoesc São Miguel do Oeste

A cerimônia de lançamento do Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), que deve contemplar cerca de 300 crianças e adolescentes, foi realizada, na tarde de sexta-feira (13), no auditório da Unoesc São Miguel do Oeste.

Serão oferecidas, gratuitamente, as seguintes modalidades: futsal, voleibol, handebol, atletismo, basquetebol e karatê. As atividades serão realizadas, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Para participar do PIDE, as crianças e adolescentes poderão entrar em contato com a coordenação do curso de Educação Física pelos telefones: 3631-1051 e 3631-1053. As atividades com as crianças e adolescentes serão desenvolvidas por 20 acadêmicos bolsistas, sob a supervisão da professora Sandra Fachineto.

O projeto também conta com a parceria da Prefeitura de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Educação. O município também será uma unidade executora e terá acadêmicos da Unoesc, atuando nas seguintes modalidades: basquetebol, futebol de campo, judô, tênis de campo, dança e tênis de mesa.

Os acadêmicos também desenvolverão atividades de monitoria nos municípios de Guaraciaba e Anchieta nas modalidades de voleibol e futsal e, em São João do Oeste, nas modalidades de lutas e futsal.

Unoesc Chapecó

Em Chapecó, o lançamento do Programa aconteceu no sábado (14) no Auditório da Prefeitura de Chapecó. O evento teve as presenças da Fundação de Esporte de Chapecó, Administração Municipal de Chapecó, Presidente e Gestores da Fesporte e representantes das instituições parceiras. Representaram a Unoesc, o diretor acadêmico Celso Paulo Costa e o professor coordenador do curso de Educação Física, Paulo Pagliari.

Por meio do programa, serão realizadas atividades de diversas modalidades nas terças, quartas e quintas-feiras, (conforme cronograma) na Unoesc e nas unidades executoras, beneficiando estudantes do Bairro Seminário, Expoente e Loteamento Monte Castelo.

*Texto com a colaboração Assessoria e Marketin dos demais campi da Unoesc.