Página inicial O que acontece Unoesc e Epagri desenvolvem projeto de sustentabilidade ambiental
Graduação Pesquisa Videira

Unoesc e Epagri desenvolvem projeto de sustentabilidade ambiental

A Unoesc Videira, por meio dos cursos de Engenharia Química e pós-graduação de Tratamento de Efluentes, há vários anos vem sendo parceira da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, no desenvolvimento do sistema de tratamento de efluentes, conhecidos como zona de raízes.  Em Videira, o projeto é desenvolvido no Centro de […]


A Unoesc Videira, por meio dos cursos de Engenharia Química e pós-graduação de Tratamento de Efluentes, há vários anos vem sendo parceira da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, no desenvolvimento do sistema de tratamento de efluentes, conhecidos como zona de raízes.

 Em Videira, o projeto é desenvolvido no Centro de Treinamentos da Epagri (Cetrevi) e, segundo a extensionista Cirlei Werlang da Silva,  vem ao  encontro das diretrizes ambientais do programa de Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da entidade.

 — A parceria com a Unoesc é de grande importância, pois através dela torna-se possível realizar estudos e análises laboratoriais para monitorar o sistema de tratamento de efluentes, a fim de comprovar a sua eficiência, gerando resultados e conhecimentos que ficam à disposição da comunidade— comentou.

 Sistema aplicado em várias regiões do Estado

 A exemplo desse modelo, implantado no Cetrevi em Videira, a Epagri possui em operação, em todo o estado de Santa Catarina, mais de 50 sistemas de wetlands construídos (WC), aplicados ao longo do seu território, para diferentes tipologias de águas residuárias, como forma de apoiar a adoção dessa tecnologia.

 Dentro desse último modelo de saneamento adequado, os WC são considerados uma ecotecnologia empregada no contexto do saneamento descentralizado, baseada em soluções naturais de tratamento, aplicados para diferentes tipos de efluentes, atingindo níveis de tratamento secundário e terciário. Inclusive no Brasil, essa tecnologia está presente no roll de tecnologias indicadas para serem aplicadas sob o contexto de zonas rurais do país.

 Parceria com a Unoesc

 Para Sandro Secco, gestor do Centro de Treinamento, desde a instalação do sistema, a Epagri firmou parceria com a Unoesc Videira, com o propósito de juntar esforços para pesquisar e melhor entender o funcionamento deste sistema em nossa região.

 —Através desta parceria entre Epagri e Unoesc, se cumpre o papel ambiental, buscando alternativas sustentáveis para ter-se um ambiente mais limpo e saudável para todos— reiterou Secco.

 O curso de graduação de Engenharia Química, sempre buscando colaborar na melhoria da qualidade de vida da população, proporcionará estágio nessa parceria. 

 Além disso, a Unoesc oferece oportunidade de participar desse projeto maior de sustentabilidade, num contexto de aperfeiçoamento em tecnologias que tenham como viés o crescimento sustentável. Caso esteja buscando compreender os mecanismos de depuração de poluentes, dimensionamento e operação, performance de tratamento desses sistemas, venha fazer parte do curso de Pós-Graduação em Tratamento e Reutilização de Efluentes e Resíduos Sólidos da Unoesc. 

Todas as informações podem ser obtidas no site, ou pelo telefone 49 – 35334442, no período da tarde, com o professor Rodrigo Geremias, coordenador do projeto. 

 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.