Página inicial O que acontece UMIC realiza visita de estudos em propriedade de economia sustentável e museu Fritz Plaumann
Graduação Estudante Chapecó

No último dia 9 (nov) a sétima turma da Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC realizou a visita de estudos em atividade a campo no Eco Sítio Lindo da família Cosmann, de Seara, propriedade de agricultura e economia sustentável que busca proporcionar momentos de visitações vinculados a arte e cultura. O espaço foi pensado em receber os visitantes […]

No último dia 9 (nov) a sétima turma da Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC realizou a visita de estudos em atividade a campo no Eco Sítio Lindo da família Cosmann, de Seara, propriedade de agricultura e economia sustentável que busca proporcionar momentos de visitações vinculados a arte e cultura. O espaço foi pensado em receber os visitantes mostrando a produção de frutas, geleias, licores e vinhos, por meio de uma economia sustentável e o resgate cultural e histórico da família.

A produção da família Cosmann é baseada a cuidados relacionados ao meio ambiente, alimentos sem agrotóxicos, construção de biodigestor artesanal, placas de captação de energia solar, produção de alimentos gerando uma economia sustentável.

A turma também foi oportunizada em conhecer o Museu Entomológico Fritz Plaumann em Seara que tem exposto a catalogação de mais de 17 mil espécies de borboletas, besouros, gafanhotos, pulgas entre outros insetos, e mais de 80 mil exemplares dos mesmos. Trabalho fantástico de Fritz Plaumann, que foi autodidata e condecorado como Doutor pelo seu feito reconhecido no mundo todo por cientistas renomados.

A atividade de visitação fez parte das disciplinas de História do Oeste de Santa Catarina, Geografia, Artes e Turismo, proporcionando um conhecimento prático de observação e vivência. Os estudantes descreveram um relatório não somente com olhar de turistas, porém, com olhar que envolve o turismo como um todo, bem como turismo econômico, sustentável e histórico cultural, observando aspectos como a acessibilidade, cuidados com a natureza e os espaços de preservação.

A UMIC vem atendendo idosos de Chapecó desde 2011 os oportunizando a vivências importantes de compartilhamento de conhecimentos impactando no dia a dia, para que possam ter uma melhor qualidade de vida e acesso a cultura e convivência biopsicossocial. O projeto trata-se de uma parceria entre a Unoesc e  Prefeitura Municipal de Chapecó por meio da Secretaria de Assistência Social de Chapecó – SEASC.

*Texto Sandra Maria Toffolo