Página inicial O que acontece Unoesc recebe doutora Bertha Alicia Rivas Lucero da Universidade Autônoma de Chihuahua
Mestrado Graduação Pesquisa International Joaçaba Xanxerê Videira Chapecó

No período de 11 a 28 de agosto, a Unoesc recebeu a doutora Bertha Alicia Rivas Lucero, da Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), do México. Durante esses dias, ela esteve em Chapecó, Xanxerê, Joaçaba e Videira. Além de conhecer os campi e empresas da região, ela participou de visitas culturais e atividades na universidade. Dando […]

Dando início aos trabalhos no Brasil, Bertha recebeu as boas-vindas institucional na Unoesc Chapecó, onde conheceu o projeto Verde Vida, a empresa Aurora, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), bem como participou de reunião com os docentes do Mestrado Profissional em Administração. No campus de Xanxerê, ela visitou o Mestrado em Sanidade e Produção Animal, e em Joaçaba foi recebida pelos pró-reitores da universidade, professores Ricardo Marcelo de Menezes e Fábio Lazzarotti.

Para a coordenadora institucional de Mobilidade Acadêmica, Kaline Zeni, essa é uma oportunidade para a professora Bertha conhecer as linhas de investigação da universidade, além de construir uma agenda bilateral de cooperação com a indústria e a ciência do Oeste catarinense. Bertha agradeceu o acolhimento que recebeu na Unoesc e afirmou que já foi possível identificar alguns projetos que poderão ser feitos em conjunto.

— Para a consolidação do corpo acadêmico, é muito importante estabelecer redes de investigação, e poderemos fazer isso por meio de convênios, para que os professores dos dois países trabalhem em parceria — declarou Bertha.

Seguindo essa mesma linha de pensamento, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Fábio Lazzarotti, ressaltou que a visita da doutora Bertha permitirá trabalhar em rede, como já tem feito o professor Rudy Jose Nodari Junior, contribuir com a pesquisa da professora e, principalmente, potencializar o conhecimento na área do agronegócio, uma base econômica forte do Oeste catarinense.

Na Unoesc Videira, a professora ​mexicana ​ministrou uma palestra​, ​ na noite de quinta-feira​, ​ 24​ de agosto​, sobre produção de biogás a partir dos dejetos de gado de leite​, e, também, relatou sua ​experiência no norte do México.

O tema foi ​debatido durante a realização do 1º ​Encontro de Biogás do Oeste Catarinense, organizado pelos cursos da Unoesc Videira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Química, Biotecnologia Industrial e ​pelo ​Mestrado em Ciência e Biotecnologia. Participaram professores, acadêmicos, membros da sociedade civil organizada e demais convidados. O encontro contou​, ​ ainda​, ​ com a palestra sobre ​potencial agrônomo dos resíduos da biodigestão​, ministrada por Evandro Carlos Barros.

Ao longo da semana, Bertha visitou empresas da região​, em especial a Granja São Roque​, ​ onde conheceu o sistema de reatores anaeróbicos, Granja Três Marias, Agropecuária Carboni, BRF e, ainda, conheceu outros trabalhos que a Unoesc desenvolve em parceria com empresas.

— O fato da Unoesc já desenvolver pesquisa em gestão de águas residuais (suínos), efluentes domésticos e pesquisa em biogás, atraiu a professora Bertha para troca de informações e aproximação de pesquisas — reiterou o professor Sidnei Grigolo, diretor de Pesquisa, Pós​-Graduação e Extensão da Unoesc Videira.

Doutora Bertha Alicia Rivas Lucero é engenheira agrônoma fitotecnista, com mestrado em Ciências em Produção Agrícola,​ em Áreas de Temporal Deficiente e doutora em Ciências ​de Materiais na Área Ambiental.​ Atualmente​,​​ ​atua como ​coordenadora do Programa de Engenheiro Agrônomo Fitotecnista e do Programa Institucional de Tutorias da FCAyF da UACH e ​detém a categoria de Acadêmico Titular.​ Suas investigações têm sido focadas na área de​ solos; poluição de água; qualidade de água de irrigação; ​g​estão e tratamento de águas residuais; ​g​estão de resíduos do gado leiteiro e ​avaliação no ​impacto ​ambiental. Tem publicações de artigos em revistas e relatórios em conferências nacionais e internacionais.

A vinda da professora Bertha, por intermédio do setor de Mobilidade Acadêmica, mostra que a Unoesc tem buscado na internacionalização um diferencial para o ensino, pesquisa e extensão. Isso fortalece a relação de parceria entre docentes e representa a continuidade do acordo interinstitucional firmado entre as duas universidades.

*Colaborou: João Luiz Bariviera