Página inicial O que acontece Unoesc e Delegacia da Receita Federal de Joaçaba promovem concurso de vídeo
Graduação Geral

Unoesc e Delegacia da Receita Federal de Joaçaba promovem concurso de vídeo

A Unoesc e a Delegacia da Receita Federal de Joaçaba promoveram a edição 2022 do concurso de vídeo “Cidadão Cineasta Fiscal”. A atividade, realizada por meio do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) e dos cursos de Ciências Contábeis dos campi de Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê, integra o Projeto de Educação Fiscal e […]

A Unoesc e a Delegacia da Receita Federal de Joaçaba promoveram a edição 2022 do concurso de vídeo “Cidadão Cineasta Fiscal”. A atividade, realizada por meio do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) e dos cursos de Ciências Contábeis dos campi de Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê, integra o Projeto de Educação Fiscal e Cidadania.

O concurso aconteceu entre os meses de abril e setembro de 2022, com a participação de mais de 1,2 mil estudantes, de 25 escolas públicas municipais e estaduais de 12 municípios: Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Herval d’Oeste, Joaçaba, Luzerna, Maravilha, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê e Xaxim.

A edição 2022 contou com dois temas distintos para cada categoria. Para os alunos do 2º ano, foi abordada a “Aduana e seu papel na proteção do mercado nacional”. Já os alunos do 9º ano trabalharam com “A importância da nota fiscal no comércio e a visão do empresário”. Cada equipe de dez estudantes apresentou um vídeo autoral de até três minutos sobre o tema.

As instituições foram premiadas com produtos apreendidos pela Receita Federal, como celulares, câmeras fotográficas e televisores. Do 9º ano, as escolas municipais vencedoras foram: CAIC Professora Nair da Silva Gris, de Campos Novos; Escola Municipal São Francisco, de Luzerna e Escola Municipal André Rebouças, de Campos Novos. Do 2º ano, as escolas estaduais vencedoras foram: EEB João XXIII, de Maravilha; EEB Santa Rita, de São Miguel do Oeste e EEB José Faria Neto, de Campos Novos.

— Nosso agradecimento aos professores e diretores das escolas municipais e estaduais e às equipes da Unoesc e da Delegacia da Receita Federal de Joaçaba, que trabalharam em mais essa edição. O projeto terá continuidade em 2023, com novidades — ressalta a coordenadora geral do NAF da Unoesc, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.