Página inicial O que acontece Torneio Juvenil de Robótica é realizado na sede do Programa Viver em parceria com a Unoesc
Graduação Inovação Tecnologia Chapecó

Torneio Juvenil de Robótica é realizado na sede do Programa Viver em parceria com a Unoesc

Neste ano, a Unoesc Chapecó por meio do Ponto Zero, desenvolveu na sede do Programa Viver o Projeto Vivenciando a Inclusão da Robótica com  objetivo de proporcionar conhecimentos nas mais diversificadas áreas da tecnologia, bem como oportunizar a qualificação para o mercado de trabalho. Essa ação é  financiado pelo Edital de Chamamento Público n°001/2021 do Conselho Municipal Dos Direitos Da […]


Neste ano, a Unoesc Chapecó por meio do Ponto Zero, desenvolveu na sede do Programa Viver o Projeto Vivenciando a Inclusão da Robótica com  objetivo de proporcionar conhecimentos nas mais diversificadas áreas da tecnologia, bem como oportunizar a qualificação para o mercado de trabalho. Essa ação é  financiado pelo Edital de Chamamento Público n°001/2021 do Conselho Municipal Dos Direitos Da Criança e do Adolescente De Chapecó/SC – CMDCA. 

 Foram ministradas aulas de informática básica, robótica LEGO, eletrônica básica com Arduino, impressão 3D e CNC, tecnologias divertidas, desenvolvimento e uso de jogos para 29 adolescentes de 13 e 17 anos. Ainda está sendo executando 20hs de oficinas para Monitores indicados pelo Programa Viver, que poderão contribuir posteriormente nas oficinas de robótica, considerando que os kits-robóticas adquiridos com recursos do projeto, poderão ser utilizados para formação de outras turmas.

Para integrar esses estudantes, em novembro foi realizada a etapa Catarinense do Torneio Juvenil de Robótica – TJR.  

Os jovens capacitados foram motivados a participar do TJR e assim aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos.  O Coordenador Professor Tiago Zonta afirma que o desafio em competições é uma cultura das áreas das tecnologias.  

— Já utilizamos esta estratégia nos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação e isso motivou as capacitações realizadas nas escolas desde 2012, por isso também se formou o grupo Robotic League do Bom Pastor — comenta. 

O Grupo Robotic League vem crescendo e se desenvolvendo desde 2014 e também realizou a etapa Catarinense junto com o Programa Viver e a Unoesc. Conforme pesquisa da Associação Catarinense de Técnologia – ACATE realizada em 2021, existe uma demanda de mais de 2500 vagas nessas áreas e faltam profissionais para preencher.  

— Trazer este exemplo da oficina de robótica do Bompa, foi justamente para mostrar para as turmas, ONG e prefeitura que isso é possível e deve ter continuidade. Ações como essa devem ser fomentadas, precisamos fazer as crianças entender as oportunidades que este meio oferece, oportunidades que podem ajudar a resolver problemas sociais e melhorar a condição de muitas famílias — finaliza o professor Tiago Zonta.  

A coordenadora do Ponto Zero, Carla de Almeida Basso ressalta que os resultados deste projeto permite o acesso dos jovens acerca do mundo da Robótica como meio de inclusão e qualificação para entrada ao mercado de trabalho.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.