Página inicial O que acontece Tecnologia aproxima professor e aluno durante isolamento social
Graduação Professor Videira

Tecnologia aproxima professor e aluno durante isolamento social

A aula por webconferência nesse tempo de isolamento social permite ao professor e aluno estarem conectados  durante o próprio horário da aula. O professor expõe a sua aula, fica efetivamente à disposição dos alunos, em tempo real para sanar dúvidas, promover debates, intermediar atividades propostas, e a rica troca de informações e conhecimentos é incrementada […]

A aula por webconferência nesse tempo de isolamento social permite ao professor e aluno estarem conectados  durante o próprio horário da aula. O professor expõe a sua aula, fica efetivamente à disposição dos alunos, em tempo real para sanar dúvidas, promover debates, intermediar atividades propostas, e a rica troca de informações e conhecimentos é incrementada pela utilização de recursos como os chats, fóruns tira-dúvidas, fóruns temáticos, e inclusive, aula gravada para permitir rever, além de contatos por WhatsApp e e-mails.

Para Erivalcir Moreira dos Santos, professor dos componentes de Direito Tributário e Direito Previdenciário, na Unoesc Videira, essa nova forma de interação, neste tempo de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, mediada por tecnologias disponíveis, proporciona ao docente uma conexão permanente, 24 horas por dia, via fóruns, chats, WhatsApp, Instagram, e-mails, entre outros meios.

— Isso é fantástico, porque nos aproxima, nos conecta, nos torna mais sensíveis à realidade de cada aluno. Todos ganham, especialmente a sociedade— ressaltou.

Erivalcir explica que até mesmo o instrumento de avaliação, como a prova escrita, é aplicada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com orientações e critérios previamente comunicados aos alunos, a fim de que tenham condições de se organizarem e se programarem, seja quanto ao horário, tempo de duração da prova, demais critérios, metodologia, pontuação, e até mesmo, quanto ao local e acesso à internet, respeitando, assim, a realidade e peculiaridade de cada estudante.

— Na minha opinião, como professor, o que muda de uma aula presencial para uma aula on-line é a forma de interação, comunicação, diálogo e, até mesmo, de convívio entre professor e alunos, os quais têm sido alcançados dentro e no conforto de seus lares. Mesmo por que, a aula on-line nos permite navegar em diferentes habilidades, as quais reputo imprescindíveis no mundo contemporâneo, como a autogestão, a criatividade, a sensibilidade, a inspiração e inovação, a comunicação, a resiliência, colaboração, persuasão e empreendedorismo— reforçou o docente.

Contato aluno-professor antes e durante a pandemia

Graduado em Direito, Matemática e Física, com especialização em Direito Processual Civil e, desde 1999, atuando na Justiça Federal da 4ª Região, Erivalcir faz questão de comentar que o contato com os alunos, antes presencialmente, e agora a distância, está sendo uma das melhores experiências profissionais enquanto Professor, em que atua desde 1995.

Ele afirma que tem sido uma grande oportunidade, não só para o professor, mas também para os alunos, salientando a importância de estar sempre abertos às transformações, revoluções e tendências, a exemplo das novas tecnologias transversais, das quais nenhum setor da economia está imune.

— Digo isso porque quando estava na universidade, à época, não havia celulares, computadores e sequer internet disponíveis e acessíveis, inclusive economicamente, como atualmente. Esse novo método nos provoca sair da zona de conforto para alçar voos ainda maiores num céu de infinitas possibilidades.

Metodologia empregada na condução das aulas

A Unoesc, garante o professor do curso de Direito, disponibiliza várias ferramentas para o docente ministrar sua aula remotamente, como o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), com oficinas, elaboração de vários tutoriais e vídeos para auxiliar no uso das ferramentas do Moodlerooms, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além da realização, agora, de inúmeras webconferências para capacitação dos professores. Além disso, a Instituição viabiliza um eficiente canal de diálogo entre a vice-reitoria, direção do campus, coordenação do curso, professores e alunos.

— A Unoesc esteve e tem estado muito à frente, criando e disponibilizando aos professores ferramentas eficazes para ministrarem suas aulas remotamente, inclusive e, especialmente, durante esta pandemia que nos assola— completou.

O que muda para o professor

Para Erivalcir as mudanças são muito significativas, inclusive a percepção de realidade e a extraordinária oportunidade para evoluir como profissional e superar barreiras pessoais, desenvolvendo e navegando em diferentes habilidades. Daí a importância de valorizarmos cada minuto desta nova realidade do ambiente acadêmico, ainda que impulsionada pela pandemia da COVID-19, para desenvolvermos novas habilidades comportamentais, imprescindíveis no cenário atual.

— Depois que passar esta pandemia, ficará uma grande lição: que devemos ter consciência da nossa pequenez, de toda fragilidade, diante de Deus e paradoxalmente, entender que, apesar disso, a união de nossas habilidades nos permitirá lidar com aquilo que nos desconhevido e parece invencível. Que estejamos sempre aptos a enfrentar novos desafios.